quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Cinema e Ensino de Ciências - Tá chovendo hambúrguer

14 comentários:

  1. O que mais me chamou atenção no artigo foi a importância dada no planejamento de aulas envolvendo apresentação de filmes; trabalhar com este recurso sem o devido conhecimento do tema abordado e de metodologias que melhor tratem das discussões que se pretende fazer posteriormente, faz com que a proposta se perca. Preparar um guia/planejamento, que norteie e estruture melhor a aula durante a exibição do filme e após esta, torna o ensino eficaz e impede que o professor se perca nos seus objetivos, além de dirigir melhor os alunos para os assuntos que se pretende problematizar. Criar questionários, atividades, determinar tempo para discussões e diálogos, jogos, debates, entre outros são fundamentais para que os alunos possam enxergar para além do filme e assim criar o hábito de refletir sobre o que veem tanto no cinema quanto na vida em sociedade, tendo habilidade para pensar e dialogar de maneira racional e crítica o mundo em que vivem.

    ResponderExcluir
  2. O texto aborda a possibilidade de fazer o uso do cinema/filme para trabalhar com o ensino de ciências. É muito interessante, pois o uso de filmes aumenta as opções de materiais disponíveis ao professor para que possa utilizá-los no processo de ensino-aprendizagem. A formulação de um guia para orientar o professor durante o trabalho com o filme ajuda-o no cumprimento de seus objetivos quanto ao ensino através de filmes.

    Eunatã Gonçalo

    ResponderExcluir
  3. Entrando em discussões sobre a positividade do trabalho com o cinema, existe a parte negativa a qual podemos tomar como exemplo o filme "Tá chovendo hamburguer" pois se o professor não tem base teorica de como tratar o assunto. O personagem é mostrado como um "cientista maluco", o proprio padrão de imagens ultizado para essa retratação. A maior intenção em apresentar esse filme seria para comparar o cientista real e o "animado".. uma otima forma de fazer com que os alunos pensem criticamente sobre essa profissão. Trabalhar com cinema pode sim ser muito eficaz para discussões, e uma forma que talvez chame mais a atenção dos alunos, porém vemos que se não houver uma base teorica e um exercicio anterior de dialogo e discussão, acaba ficando vago e é "só mais um dia que o professor não deu aula". E esse texto no mostra um guia de como orientar os alunos a tirarem suas próprias conclusões durante o filme, sem que ocorra a intervenção do professor na fala do aluno, a distração, que aparentemente são coisas que impedem com que a ideia principal chegue ao aluno.
    Utilizar as ideias desse texto para um proximo trabalho seria de boa ajuda pois nos norteia sobre como articular as discussões e acabar chegando na ideia real que o professor que passar.

    Stephani J Tasso

    ResponderExcluir
  4. O texto tem como objetivo de materiais para trabalhar com o ensino. Servindo de grande valia ao professor tendo a
    possibilidade do professor interagir mais com os alunos abordando os temas a serem discutidos , e as aulas não ficando tão cansativas. Até para os alunos entenderem melhor.
    Letícia kovalski nunes

    ResponderExcluir
  5. O texto tem como objetivo de materiais para trabalhar com o ensino. Servindo de grande valia ao professor tendo a
    possibilidade do professor interagir mais com os alunos abordando os temas a serem discutidos , e as aulas não ficando tão cansativas. Até para os alunos entenderem melhor.
    Letícia kovalski nunes

    ResponderExcluir
  6. O cinema como ferramenta de ensino é uma proposta de incentivo a aprendizagem, podendo ser eficaz se utilizado da maneira correta. O filme “Tá chovendo hambúrguer” traz uma abordagem a temas significativos como produção de alimento, de lixo e a natureza da ciência, questões importantes para conscientização dos alunos; o espaço de debate proposto é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico de cada aluno.
    Tanielen Poloni

    ResponderExcluir
  7. A passagem de filmes requer um grande preparo do professor, começando pela escolha, tendo em vista um tema relacionado ao conteúdo tratado em sala, em seguida ter um bom planejamento, é necessario que o professor compreenda o contexto do filme, e promova a reflexões, destacando pontos principais, para uma melhor discussão em sala.
    A utilização desse método é de suma importância, pois podemos encontrar " riquezas " em cada filme, me admirei ao ver a quantidade de assuntos que podemos destacar para um debate em sala. A utilização de filmes é importante também pois prendem mais atenção dos alunos, fazendo-os compreender melhor o conteúdo, e os incentivando a leituras mais complexas sobre assuntos abordados, contribuindo para a formação do senso crítico tornando-os aptos a discutir temas polêmicos como cidadãos conscientes e de seus deveres e direitos.

    Talita Ribeiro

    ResponderExcluir
  8. Com a leitura do texto, podemos concluir que assim como as aulas teóricas e as aulas práticas, o cinema junto com a aula teórica possuem uma certa ligação, pois participam de maneira positiva na compreensão e participação dos alunos em sala de aula, ajudando no lado crítico de cada aluno.
    Neste, evidencia que para o professor aderir essa didática em sala, é necessário também que haja um certo conhecimento de sua parte, para poder inicializar a discussão e também poder escolher de maneira correta um filme com o assunto que abordam cotidianamente. O artigo é um exemplo de como abordaram o filme "Ta chovendo Hambúrguer" em sala de aula, pois abrange o assuntos do tipo alimentos, ciências e tecnologia, focalizando na evolução do conhecimento e a ambição do ser humano, ao qual por consequência do uso abusivo destas, há uma consequência devastadora à cidade a qual pertencem, e através disso podemos lançar a pergunta: Estaríamos usando a tecnologia realmente ao nosso favor? ou encaminhando-a a uma futura destruição?
    Finalizando, o artigo também servirá como uma ajuda a quem futuramente for criar uma aula, objetivando pontos ao qual podemos inserir em sala de aula, e em futuros debates.


    Sarah Grazia.

    ResponderExcluir
  9. O artigo valoriza a utilização dos filmes como recurso pedagógico, com o objetivo de construir um pensamento crítico acerca dos temas que serão trabalhados. O mais importante para o professor é o planejamento e o presente artigo trás um guia para a animação "Tá Chovendo Hambúrguer". O guia de atividades é de suma importância, pois sem uma preparação anterior, a aplicação do filme se torna inútil. Com o guia o professor pode destacar apenas os pontos de relevância da animação, guiando os alunos aos objetivos.

    Nathalie Dilon

    ResponderExcluir
  10. Achei o artigo muito interessante pelo fato de que tento trabalhar na mesma linha de raciocínio do autor, porém com jogos eletrônicos no lugar de filmes. Reconheço que este tipo de didática aparenta fazer muito sucesso entre os educadores e educandos. Contudo, é imprescindível a preparação do educador neste tipo de atividade, onde o desconhecimento de certas ocorrências durante a atividade pode arruinar a mesma, fato exposto pelo autor durante o desenvolvimento do artigo.

    ResponderExcluir
  11. O artigo nos mostra que os filmes podem ser ótimos recursos didáticos promovendo o ensino-aprendizagem dos alunos referente aos conteúdos trabalhados em sala de aula. No entanto, se observa que para alcançar tal objetivo é necessário que o professor planeje e conheça previamente os conteúdos dos filmes que serão exibidos afim de que oriente a linha de raciocínio dos discentes para a reflexão crítica dos temas abordados e consequentemente não se perca resultando em um ensino vago. Além disso, outro fator pertinente a ser discutido é a necessidade de instigar a percepção prévia do sujeito quanto aos assuntos que serão transmitidos no filme através de questionários assim como a elaboração de suas próprias observações e reflexões que servirão como guia para discussões posteriores. Com o filme "Tá chovendo hambúrguer" o professor pode chamar a atenção dos alunos quanto a diversas questões da sociedade trabalhando assim aspectos positivos e negativos referente a ciência e tecnologia dentre outras abordagens. Diante disso, conclui-se que os recursos audiovisuais é um ensino lúdico que quando planejado e abordado de forma correta prende a atenção e gera um aprendizado significativo nos alunos atendendo aos objetivos propostos.

    Danny Ellen Meireles Leme

    ResponderExcluir
  12. O artigo nos mostra o valor da utilização dos filmes comerciais, os quais podem se destacar em muitos momentos como um precioso auxilio pedagógico no contexto educacional, onde o objetivo é construir juntamente com a prática de articular o cinema ao ensino, e ressaltar a procura por diferentes métodos que possam valorizar o lúdico, onde os filmes possuem poderosos recursos audiovisuais, que quando utilizados de modo correto, podem gerar excelentes experiências de aprendizado, as quais ainda podem envolver as emoções, desenvolvendo a aprendizagem afetiva. A prática da projeção de filmes em instituições de ensino, deve estar fundamentada no planejamento, o professor deve conhecer o conteúdo do filme a ser exibido para que possa selecionar os trechos, as cenas ou os elementos que expressem o conteúdo pedagógico proposto, de modo a apontar estes itens durante a execução do filme, desta forma evitam surpresas desagradáveis devido ao desconhecimento do conteúdo exibido, evitam a perda do planejamento ao projetar um conteúdo inapropriado a um determinado público ou fora da temática em questão. A preparação dos alunos para o filme também é parte do planejamento e, assim, a sala de aula deve ser aproveitada como local para comentários prévios em relação aos temas que serão abordados no filme em questão e a sua associação com o conteúdo programático. Desse modo, professor e estudantes tiram o melhor proveito da atividade proposta. O filme “Tá chovendo hambúrguer” tem à sua temática, que mostrou potencialidades nas diversas abordagens de matérias científicas e tecnológicas pertinentes ao ensino de ciências e biologia, como os excessos na produção e o desperdício de alimentos, a geração de lixo, os exageros na ingestão alimentar e as suas implicações na saúde, além da natureza da ciência. É pertinente registrar a presença de questões que levavam a impasses, dilemas e dúvidas necessários para o desenvolvimento de uma educação científica. Dessa maneira, além da aprendizagem dos conteúdos curriculares, a associação dos temas relacionados no filme com o ensino de ciências poderá favorecer a construção de um pensamento mais crítico, habilitando-o a argumentar sobre os temas relacionados à tecnologia, às mudanças ambientais, à produção de alimentos, dentre outros, mostrados no filme e que afetam substancialmente o modo como vivemos na sociedade atual.

    ResponderExcluir
  13. O texto é bem interessante, ele demonstra de uma forma simples como a utilização de filmes nas atividades pedagógicas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, alem de suscitar discussões pertinentes em sala de aula. O autor deixa claro como essa ferramenta deve estar de acordo com o conteúdo a ser trabalhado pelo professor com seus alunos. O educador deve estabelecer uma ponte entre a ferramenta utilizada e assuntos importantes para formação dos alunos enquanto cidadãos críticos, que possam ser capazes de observar e problematizar a realidade em que vivemos.

    Marta Ramires

    ResponderExcluir
  14. A utilização de filmes em sala de aula contribui positivamente para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. No entanto, para essa contribuição seja realmente positiva, é preciso que, primeiro: o conteúdo do filme esteja relacionado com o o conteúdo trabalhado pelo professor. Segundo: que a passagem do filme não seja apenas uma aula diferenciada e sim, que promova discussões e debates, de modo a formar os alunos de forma crítica a respeito do conteúdo. E por fim, que para a utilização dessa ferramenta (filmes) o professor tem de estar preparado e organizado.

    Anitta

    ResponderExcluir