Aprendizagem Significativa

Tutorial Prezzi
 Aprendizagem significativa fabiano antunes
View more documents from fabianobiologia

4 comentários:

  1. A interação mútua entre professores e alunos acaba fortalecendo por meio de uma certa interação, ou melhor dizendo uma liberdade para dúvidas e expressões. A idéia de somar conceitos de didática acaba fazendo com que o conjunto compreenda melhor todos os raciocínios expressados, sendo métodos visuais, orais, meios de interrogação e de reflexão,
    fazendo com que cada tópico da aula seja um desafio para a busca do conhecimento, sendo varias formas de expressar algo com o mesmo significado, havendo meios pessoais de absorção.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia, professores da rede municipal e estadual se desdrobram em jornadas mútuas de trabalho: dão aula basicamente 3 períodos 5 dias na semana. Isso não é culpa deles, é devido as condições salariais é claro; porém sabemos o quanto isso prejudica o ensino dos nossos alunos. A falta de preocupação com o que o aluno aprende, assimila e transmite de conhecimento faz o nível da educação cair bastante. O professor precisa interagir com os alunos, precisa fazer com que eles se sintam interessados pelas suas aulas, pelo conteúdo, que ele estude sem ser obrigado. É muito difícil chamar a atenção de um aluno o tempo todo a você; ali na frente, por 50min. Uma boa maneira de mudar isso é sim com as questões, fazendo o aluno interagir e pensar sobre esses assuntos. Sabemos que eles possuem conceitos formados (muitas vezes bastante equivocados), porém nós não podemos corrigí-los sem saber o que eles pensam. A partir do momento que o professor questiona o aluno, ele dá a liberdade de muitas respostas e participação, que dependendo da turma é quase impossível que haja interação, e isso também cria uma interação da turma com o professor e entre a turma. É muito difícil que um aluno participe por conta própria, pois ele tem medo de ser motivo de "chacota". E é justamente aí que o professor atua; porque a interação não é só na construção do novo conhecimento a partir dos subsunçores, mas sim na construção pessoal do sujeito, muitas vezes auxiliando o sujeito a se relacionar melhor em sociedade. Hoje em dia é muito importante que os professores se preocupem com seus alunos; que usem todos os artifícios possíveis (não apenas o questionamento) para a construção da aprendizagem significativa, afim de tornar nossos alunos futuros cidadãos ativos em sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Por mais que procuremos novos recursos para sair da rotina da aula dialogada, esta ,quando bem articulada, é um ótimo método para buscar a aprendizagem significativa dos alunos. Se o professor conseguir estabelecer relações conceituais a partir de perguntas e respostas, a aula dialogada passa a ser uma ferramenta para o professor, o qual, poderá reconhecer os conhecimentos prévios de seus alunos, como também os conflitos entre os novos conceitos apresentados pelo próprio professor e aqueles adquiridos em seu contexto social. E com isso, colaborar com a aprendizagem de seus alunos.

    ResponderExcluir
  4. O mundo cientifico busca encontrar as melhores maneiras e recursos de se promover uma aprendizagem significativa, e o dialogo, acaba estando entre os principais metodos e com os melhores resultados, pois atraves do discurso em sala o aluno e professor podem trocar informações, estabeler relaçoes entre conceitos previos e as novas informações transmitidas. O professor, em muitos casos nao encontra tempo disponivel para que a elaboração de uma aula com diversos recursos seja feita, mesmo assim, quando ha uma boa articulação dos conteudos a serem tratados pelo professor, uma aula dialogada podera ter otimos resultados.
    Como o proprio artigo cita, o novo conhecimento passado ao aluno articula-se com seus conhecimentos previos, para que assim possa ser afirmado que houve um entendimento, não significando que o entendido foi o que o professor quisesse passar, alem de que conceitos desempenham diferentes papeis em contextos distintos (alunos distintos). Por isso a importancia do professor estar preparado e montar um roteiro com diversas possibilidades de debates, o que se torna importante tambem pois chamar atenção de um aluno para o conteudo a ser tratado não é facil, instiga-lo a querer resolver certos conflitos sugidos, pode ser uma grande possibilidade de aprendizado daquele individuo. Eu como estágiária, fiquei muito satisfeita e feliz, por conta dos resultados obtidos durante minhas aulas dialogadas, alem de ser significativa a aula acaba se tornando dinamica e os alunos não se sentem cansados com facilidade. Vale a pena adquirir o metodo!!

    ResponderExcluir