quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Cinema e Ensino de Ciências

14 comentários:

  1. O mais interessante ou, talvez, o que melhor podemos aprender com este artigo é primeiramente, a ideia de se estudar junto a outros professores estratégias didáticas que utilizem filmes como ponto de partida para estudo de determinados conteúdos; uma formação continuada que contemple esse tópico (utilização de filmes no ensino) acrescenta em muito a qualidade das aulas dos professores, porquanto permite não apenas conhecer filmes interessantes de serem trabalhados com os alunos, mas também metodologias eficientes para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira eficaz e significativa, e não que os filmes sejam apresentados sem objetivos pre-definidos ou com função de complementar outra atividade.
    A segunda segunda, é relativo às sugestões apontadas pelos autores. A cada filme apresentado são colocados temas a serem discutidos e frases problematizadoras que podem ser utilizadas de diferentes formas para se refletir sobre os assuntos, pensando não apenas no currículo, mas também na vida em sociedade, permitindo assim, abordar política, ética, saúde, diversidade, drogas, entre outros temas muitas vezes excluídos das aulas tradicionais.

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  2. Acredito que o textos trazem uma nova visão a ser trabalhada nas salas de aulas, onde o auluno ao assistir um filme possa se interessar pelo tema e assim compreender melhor a temática teórica que o professor esta ministrando. Não se pode negar que os filmes comerciais vem trazendo temas muito interessantes em seus enredos seja falando de uso e venda de drogas, violências mas também aborda questões do dia a dia como as rede sociais e a saúde mental e física.
    trabalhar com alunos esses temas os faz pensar, faz criar um raciocínio logico e critico social tanto para sua vidas pessoais quanto para sua vida social. Cabe ao professor saber elaborar de forma clara e objetivas quais as propostas e metodologia a serem aplicas e como isso ira favorecer aprendizagem de seus alunos. Quando um tema é bem elaborado e utilizado como base, no caso o filme, o professor é capaz de ensinar não só a matéria daquele momento mas fazer com que os alunos compreendam os ambientes a sua volta e assim poder quem sabe muda-lo.

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  3. A linguagem cinematográfica é complexa e mistura emoção, envolvimento, enredo, ação, música, luz, movimento, mistério, desafio, suspense. Por isso mesmo apresenta ampla capacidade de comunicação. Os filmes conseguem grande aceitação por parte do público jovem, e assim apresentam imenso potencial de aproveitamento no processo educativo. Percebe-se um maior interesse por parte do aluno, a sua participação melhora e muitas vezes, algumas coisas são melhor compreendidas com filmes do que com as explicações de uma aula do professor. A utilização do filme como recurso didático deve facilitar a aprendizagem,
    fazendo com que o aluno encontre uma nova maneira de pensar e entender a história,
    uma   opção   interessante   e   motivadora,   que   não   seja   meramente   ilustrativa   e   nem
    substitua o professor, mas, que seja um momento crítico e reflexivo de aprofundamento.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Sobre o cinema como método de ensino eu percebi o estimulo a aprendizagem que o uso do lúdico (filmes) proporciona, porém para que seja uma alternativa valida é necessário que haja planejamento e adequações ao conteúdo proposto, e uma preparação não só da parte dos professores, mas também dos alunos para que desenvolvam a atividade; assim como na escolha do filme “Tá chovendo hambúrguer” é necessário se atendar as problematizações que o filme vai proporcionar e quais ensinamentos será possível extrair dele.
    Os textos também apresentam a importância da relação alunos e professores, além da interdisciplinaridade que o uso de filmes proporcionam por abranger diversos temas que podem ser discutidos de forma crítica pelos alunos; a problematização é essencial para trazer a reflexão do aluno para diversos aspectos, e assim torne-se mais crítico.

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  6. As indagações sobre as possibilidades educativas do cinema e sobre a importância dele na mudança das práticas pedagógicas da matriz curricular estão presentes o tempo todo em salas de aula, já ouvi em muitas falas de professores que quando há atividade sobre filme os alunos comentam com pais coisas como "Ah, não teve aula hoje, professor só passou filme". Porém as questões discutidas nos dois artigos, nos dizem que o cinema conduz a um novo enfoque para tratar de varios conteudos, porque implica na mudança de percepção, avaliação e entendimento. O cinema muda varios processos de transmissão de conhecimentos, tradicionalmente feitos através da leitura e escrita. Falar de cinema na escola implica em pensar uma política audiovisual para o ensino formal, seja ele público ou privado. O uso do cinema na escola exige uma discussão de caráter filosófico, principalmente as relações que envolvem cinema e educação. As possibilidades educacionais do cinema e o seu aproveitamento na atividade escolar era para serem levadas como uma resposta afirmativa. A arte cinematográfica contribui para disseminar a arte e a cultura, e pode exercer influência positiva nos estudantes.
    Mesmo depois de muita discussão sobre a positividade do trabalho com o cinema, existe a parte negativa a qual podemos tomar como exemplo o filme "Tá chovendo hamburguer" pois se o professor não tem base teorica de como tratar o assunto. O personagem é mostrado como um "cientista maluco", o proprio padrão de imagens ultizado para essa retratação. A maior intenção em apresentar esse filme seria para comparar o cientista real e o "animado".. uma otima forma de fazer com que os alunos pensem criticamente sobre essa profissão. Trabalhar com cinema pode sim ser muito eficaz para discussões, e uma forma que talvez chame mais a atenção dos alunos, porém vemos que se não houver uma base teorica e um exercicio anterior de dialogo e discussão, acaba ficando vago e é "só mais um dia que o professor não deu aula".


    Stephani j Tasso.

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  7. Podemos ver através dos textos a importância de se trabalhar com filmes na sala de aula, isso irá ajudar como diz um dos textos "na diminuição do ensino moralistico", deixando claro que outros materiais como livros também são essenciais, mas não precisamos nos focar em apenas um recurso.
    A passagem de filmes requer um grande preparo do professor, começando pela escolha, tendo em vista um tema relacionado ao conteúdo tratado em sala, em seguida ter um bom planejamento, é necessario que o professor compreenda o contexto do filme, e promova a reflexões, destacando pontos principais, para uma melhor discussão em sala.
    A utilização desse método é de suma importância, pois podemos encontrar " riquezas " em cada filme, me admirei ao ver a quantidade de assuntos que podemos destacar para um debate em sala. A utilização de filmes é importante também pois prendem mais atenção dos alunos, fazendo-os compreender melhor o conteúdo, e os incentivando a leituras mais complexas sobre assuntos abordados, contribuindo para a formação do senso crítico tornando-os aptos a discutir temas polêmicos como cidadãos conscientes e de seus deveres e direitos.

    Talita Ribeiro

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  8. isso é uma metodologia muito legal de ser trabalhado em sala pois o filme só vai acrescentar oque o professor vai estar passando e somando ainda mais e é um recurso muito válido. o filme irá ajudar muito o aluno, para entender melhor o conteúdo fazendo ele ter mais facilidade de prestar atenção.
    Letícia kovalski

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  9. isso é uma metodologia muito legal de ser trabalhado em sala pois o filme só vai acrescentar oque o professor vai estar passando e somando ainda mais e é um recurso muito válido. o filme irá ajudar muito o aluno, para entender melhor o conteúdo fazendo ele ter mais facilidade de prestar atenção.
    Letícia kovalski

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  10. isso é uma metodologia muito legal de ser trabalhado em sala pois o filme só vai acrescentar oque o professor vai estar passando e somando ainda mais e é um recurso muito válido. o filme irá ajudar muito o aluno, para entender melhor o conteúdo fazendo ele ter mais facilidade de prestar atenção.
    Letícia kovalski

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  11. O uso de recursos visuais na educação,como mostra o artigo, é uma opção viável para o ensino de ciências. Desde que, a aula seja bem planeja, o professor certamente irá obter bons resultados em relação ao ensino de ciências.

    Eunatã Gonçalo

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  12. A utilização de recursos visuais na área da educação, como foi mostrados no artigo acima, vem sendo vista como uma opção muito viável para ser utilizada no ensino de ciências e biologia, porem esta aula deve ser planejada com antecedência, os alunos devem estar cientes que a aula ira acrescentar conhecimento ao conteúdo que já esta sendo trabalhado, para que possa assim ser uma aula com um grande aproveitamento, onde a professora ira perceber os resultados que eram esperados.

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  13. Um dos grandes desafios do professor é tornar sua aula mais atrativa e dinâmica no qual desperte o interesse e a curiosidade dos alunos referente aos conteúdos abordados em sala de aula assim como instigá-lo ao conhecimento de forma que o sujeito não se limite apenas a ser receptor de conhecimento, mas que seja reflexivo capaz de questionar e vincular o que lhe foi transmitido à sua realidade. Desta forma, o texto nos mostra que os filmes podem ser ótimos aliados no ensino-aprendizagem. Para isso, é essencial que haja planejamento dos temas que serão trabalhados em sala de aula e que o docente esteja situado do que será abordado nos filmes afim de que não se perca nas discussões posteriores ou se surpreenda com questionamentos que não saberá discutir e então alcance o objetivo de ensinar de forma lúdica e significativa.
    Uma dica interessante abordada no artigo é sobre o uso de filmes com relatos verídicos que traz além do interesse, a confiabilidade por parte do aluno pela história apresentada. Outro fato importante que o autor relata é sobre como os filmes podem apresentar conteúdos que não condiz com a realidade, ou seja, apresenta conhecimentos errôneos e que são passíveis de observações e discussões em sala de aula.
    Em apenas um filme, muitos conteúdos podem ser ensinado, desta forma cabe ao professor orientar a linha de raciocínio dos alunos e aguçar as suas percepções quanto a as questões que queira chamar a atenção, além de instigá-los a realizar os seus próprios questionamentos para debates posteriores. Contudo, observamos que os filmes são ótimos recursos didáticos que o professor pode utilizar para o ensino-aprendizado em sala de aula, despertando no aluno o interesse pelos conteúdos programáticos assim como abordar conceitos que contribua para a sua formação enquanto sujeito.


    Danny Ellen Meireles Leme

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  14. Alguns pontos do artigo despertaram minha atenção como: O fato do autor ter catalogado detalhadamente todos os temas, contextos e situações que possibilizam o debate em sala de aula de 8 filmes, não apenas enriquecendo a pesquisa e a leitura do artigo mas possibilitando ao leitor a aplicação já determinada do filme em sala de aula, sem tirar a chance de descobrir novos temas.
    No artigo não nos é informado quantos participantes do curso de férias se candidataram, o que nos tira a possibilidade de saber se o perfil e número de participantes foi predeterminado, de qualquer forma, me admirou como a gama do perfil de participantes era alta, desde alunos de cursos de ciências exatas mais aprofundadas como a Biotecnologia à alunos de cursos especializados na educação, como a Pedagogia, diversidade de classes sociais e idade, permitindo a obtenção de diferentes pontos de vista.

    Fernando Ceccon

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