sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Aprendizagem Significativa Crítica

3 questões a respeito da Aprendizagem Significativa Crítica:
1) Que consequências para a escola você pensa existir a partir da prática de um ensino subversivo tratado no texto de Moreira?
2) Que relações você percebeu entre a "funcionalidade das perguntas" do texto anterior (Antunes, Lorencini e Salvi) com o que Moreira aborda?
3) Há implicações da Aprendizagem Significativa Crítica com a fala da professora Viviane Mosé? (clicar no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=YRRzVBkAS04&feature=related


18 comentários:

  1. 1- 1 Se a pratica de ensino ocorresse como a descrita no texto a maneira de se ensinar mudaria e também as relações que ocorrem no processo de aprendizagem, por exemplo, a relação entre aluno e professor. A visão que a escola teria em relação a maneira como deve ser passado os conhecimentos aos alunos mudaria drasticamente pois a mesma deixaria de lado a idéia de que o conhecimento e uma verdade absoluta , fixo e imutável e também o conceito de que há sempre uma resposta certa para as coisas. As relações entre docentes e discentes também seriam alteradas, pois o aluno passaria a ter uma participação ativa no processo de construção do seu conhecimento e o docente seria um mediador do mesmo ouvindo a externalização dos alunos e interferindo quando necessário mostrando aos mesmos que pode haver interpretações alternativas, até mesmo contraditórias para determinados conhecimentos não permitindo que caia no relativismo onde tudo vale.

    2- 2 O texto anterior nos mostrava que quando o professor formula perguntas aos seus alunos proporciona ao mesmo que ele ative o seu processo cognitivo e também permite a reelaboração de conceitos equivocados. É também proporciona ao professor identificar quais as lacunas estão presentes, que subsunçores estão presentes e se está ocorrendo negociação de significados entre os sujeitos. Já o texto do Moreira enfatiza que e importante a formulação de perguntas para uma aprendizagem significativa critica, pois quando o aluno aprendeu o conteúdo de maneira significativa, ou seja, aquilo faz sentido para a sua vida o mesmo e capaz de formular e reformular questões acerca daquele tema de maneira apropriada o que ira permitir ao mesmo aprender mais sobre aquele conteúdo pois nunca se e capaz de conhecer tudo sobre algo e também não se esgota o conhecimento sobre o mesmo.

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  2. 3-3 No meu ponto d vista há implicações por parte pq torna o ensino muito limitado aos métodos imposto por uma sociedade que segue modelos impostos pela sociedade q busca apenas formar trabalhadores e não pessoas pensantes mas por outro lado tudo tem um modelo a ser seguido e afinal esse modelo de educação imposto a nós não poderia ser mudado assim do dia pra noite pq há nossa realidade e outra não há um real interesse pelo aprendizado pela maioria essa maioria busca apenas os estudos por obrigação imposta pela lei e por uma melhor condição de vida sem pensar no q esta por traz do ensino

    assi:jordao

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    1. Aprendizagem Significativa Crítica, na verdade, vai contra à limitação a uma metodologia única, Jordão. Um outro ponto importante: a escola deve mudar pra se adequar ao que seus alunos querem? Os alunos tem competência pra definir o currículo? São questões que precisam ser pensadas quando se fala em "trabalhar conteúdos do interesse do aluno".

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  3. Um ótimo texto, apesar de ser um pouco complicada a leitura, busquei ajuda do dicionários e outros textos para entender um pouco mais sobre o assunto, mas ainda sinto dificuldades de me expressar na escrita. 1)Ao meu ver ser subversivo então seria se contrário ao comum, não concorda com outras opiniões e o ensino subversivo, um ensino arbitrário. Uma prática de ensino subversiva, creio que não seja uma das melhores práticas de ensino, principalmente no mundo que vivemos hoje, o conhecimento pode ser passado de formas diferente onde o aluno pode construir o seu conhecimento e utilizá-lo para o seu dia a dia de outras formas.

    2)Moreira, fala no texto sobre a diferenciação progressiva, que nada mais é que uma apresentação das idéias gerais a serem tratadas e progressivamente serão detalhadas.

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  4. Um aprendizado mais significativo, onde os alunos não fiquem só naquela aceitação de que aquilo que o professor passa é o certo, que é aquilo e pronto, mais sim que a partir de outros métodos, os alunos acrescentem e melhorem seus conceitos e que possam “reformular” aprimorar seus conhecimentos, isso nos dias de hoje é fundamental, por que mostra que a verdade não é absoluta, que certas pesquisas e “verdades” podem não ser para sempre a mesma coisa, ela sofre ou sofrerá alterações, podendo até mesmo estar errada, isso mostra e pode também estimular os alunos a pesquisa e investigação, se o professor souber estimular e procurar métodos eficientes para o ensino, quem sabe certos conceitos, que são vistas como absolutas podem ser investigadas a ponto de até ser modificadas.

    Durante o texto, todas possíveis, conforme a leitura foi sendo desenvolvida, relacionei muito com o texto anterior, onde um dos métodos de ensino que pode se desencadear uma investigação, uma aprendizagem significativa, é através das “perguntas”, que modifica, não ancorando o conceito prévio, mais sim, melhorando conceitos, trazendo certas duvidas e questionamentos, onde a interação é essencial para um melhor aprendizado.

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  5. Segundo Moreira: “a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo". E em relação com os outros texto já vistos tudo não passa de um agrupamento de idéias e métodos previsto para uma educação de aprendizagem mais ampla, versátil, dinâmica e de fácil entendimento da parte dos alunos juntamente com a funcionalidade das perguntas vista no texto: A funcionalidade das perguntas na construção do discurso. Que essas perguntas a serem feitas em sala de aula tanto do professor para os alunos quanto dos alunos para o professor, tonando as aulas menos teórica e passando para uma “teoria dinâmica”. Enfim a Aprendizagem Significativa Crítica também não é uma forma fechada e sim pode vim a ser passado de formas diferente onde o aluno pode construir o seu conhecimento e utilizá-lo para o seu dia a dia de outras formas.

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  6. 1) Que consequências para a escola você pensa existir a partir da prática de um ensino subversivo tratado no texto de Moreira?

    R: Um ensino que busca inovar, quebrar paradigmas estagnados nos alunos, professores e cultura da escola é sempre um meio de se melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem, adequando novas metodologias em busca de formar cidadãos mais críticos, mais aptos a assimilar significados construindo seu próprio conhecimento. Acredito que embora difícil, um ensino subversivo teria sim um resultado positivo, dando a todos os envolvidos, porque o professor também aprende quando está ensinando, suporte para lidar com aquilo que a sociedade constantemente lhe impõe, não sendo somente alguém manipulável mais sim um ser pensante capaz de estabelecer e expressar suas próprias opiniões.

    2) Que relações você percebeu entre a "funcionalidade das perguntas" do texto anterior (Antunes, Lorencini e Salvi) com o que Moreira aborda?

    R: A funcionalidade das perguntas tem como objetivo exatamente isso que é também proposto no texto do Moreira, a busca de significados para aquilo que já se sabe e a interação com os novos conhecimentos adquiridos, tornando assim, a pessoa mais crítica, acessível e flexível diante do novo que é proposto.

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  7. Primeiro deve-se falar sobre o que vem a ser esse ensino subversivo que o autor trata: Moreira fala de subversivo àquilo que permite à pessoa fazer parte de culturas e tradições da sua sociedade ou grupo social mas de maneira que saiba reconhecer que certos hábitos e/ou pensamentos não condizem com o ideal do grupo, sendo feito unicamente de forma "mecânica", sem o devido pensamento crítico do por quê se faz aquilo dessa forma.
    As ideias do autor sobre uma aprendizagem significativa crítica são realmente ilustrações de uma escola que visa qualidade de ensino para seus alunos, uma vez que este método aproximaria o compartilhamento de significados entre o aluno e o professor, facilitando uma aprendizagem significativa. Seus reflexos na escola e sociedade seriam positivos no ponto de vista ensino-aprendizagem, ao qual o aluno se firma em uma educação crítica de um amplo leque de conhecimentos diversificados, tendo neste leque tanto os conhecimentos do seu grupo social (que o mantém ligado à ele) quanto a capacidade de discernimento de informações por ele (grupo social) apresentado.
    Vê-se claramente que o papel das perguntas é de extrema importância para a aprendizagem significativa, e com o atual texto temos uma nova categoria: a aprendizagem significativa crítica, que vem buscar diminuir (ou mesmo eliminar) uma aprendizagem fora de foco, ou seja, preparar o aluno para a sociedade do consumo, para o mercado, para a globalização.
    Algo que não concordo com o autor é a exclusão do quadro e giz do ensino-aprendizagem, pois acredito que mesmo tradicional, são aparatos ainda muito necessários para uma educação que facilita visões metafóricas e concretização de visões abstratas.
    Gostei muito do vídeo, foi realmente muito esclarecedor o que a filósofa Viviane Mosé trouxe. A fragmentação que tanto fala é tida como o ensino tradicional, e a globalização, a interdisciplinaridade é fundamental, de modo que o professor tem função de estimular o aprendizado significativo do aluno, deixando de lado a hierarquia de detentores do saber e passar a ser visto como pessoa que tem interesse dos mais diversos conteúdos (professor interdisciplinar).

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  8. 3) Há implicações da Aprendizagem Significativa Crítica com a fala da professora Viviane Mosé?

    No vídeo a professora esclarece e fortalece o que é discutindo nos dois últimos artigos, que a escola atual é fragmentada com conteúdos nada interdisciplinar e vazia no sentido de significados para os alunos. Diz que os conteúdos ensinados são expostos de forma distante da realidade dos alunos, dificultado a interação com os conceitos já conhecidos, os conhecimentos prévios.

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  9. Para que haja aprendizagem significativa critica, os métodos e materiais que o professor deve utilizar tem que chamar e prender a atenção dos alunos, instigar sua curiosidade, tem que seja lógica, e que faça com que os conceitos (dos alunos), não concluído e insertos ao entrarem em contato com esse novo conceito, as informações novas, construam um novo conhecimento a aprendizagem critica, visa ensinar o aluno tendo em mente a sociedade em que vivemos, fazendo-o saber questionar e ser critico perante ela .
    Tanto o texto atual quanto as "funcionalidade das perguntas", buscam formas para que o aluno compreenda melhoro conteúdo a ser passado, fazendo se a utilização dos conhecimentos prévios( e grande parte das vezes isso não e’ feito) para haja uma maior dinâmica e interação entre professor e aluno durante a aula facilitando assim aprendizagem.

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  10. Em uma aprendizagem significativa crítica é uma perspectiva segundo Moreira de que o sujeito reconhece em qual cultura está inserida e também a existência de outras. Mas não restrito a isto, o sujeito realiza suas atividades em um grupo social em consciência de que não há uma dominação por ela. Levando essas considerações em um plano escolar, a qualidade e aprendizagem e ensino melhoraria refletindo positivamente relevando os princípios que facilitam uma aprendizagem crítica.As escolas formariam alunos mais reflexivos, críticos, até mesmo motivadores fugindo do padrão proposto e inserido nas escolas públicas, já que o ensino subversivo tende a contrariar o ensino mecânico e arbitrário .
    Moreira aborda o fato de que é preciso que o aluno adquira uma visão crítica, e ao atingi-lo, a negociação de significados na qual há a inserção de uma funcionalidade de perguntas é melhor compartilhada entre aluno e professor, já que o aluno adquire argumentos críticos e isso tende a esquivar-se da aprendizagem mecânica enfatizando um intercâmbio de perguntas mais bem elaboradas, relevantes utilizando seus conhecimentos prévios de uma maneira não arbitrária que é o foco da aprendizagem significativa.
    No vídeo a filósofa Viviane mostra que os professores devem quebrar o ensino tradicional e inserir a interdisciplinariedade dos conteúdos em função da tecnologia e globalização sendo fundamental para uma aprendizagem significativa atingindo os diversos conhecimentos prévios dos alunos.

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  11. Primeiro de tudo é importante saber o significado de ensino subversivo. O ensino subversivo permite o indivíduo participar de certas atividades de um grupo social, mas ao mesmo tempo, faz com que ele reconheça que a realidade está se afastando tanto que não está sendo mais captada pelo grupo. Postman e Weingartner a partir disso pensaram em aprendizagem subversiva ou critica. Então, a partir do momento em que o aluno começa a ter uma aprendizagem crítica o aluno pode fazer parte de sua cultura e, ao mesmo tempo, não ser subjugado por ela, por seus ritos, mitos e ideologias. A partir dessa aprendizagem o aluno poderá lidar construtivamente com a mudança sem deixar-se dominar por ela, usufruir e desenvolver a tecnologia sem se tornar um tecnófilo, ou seja, o aluno irá utilizar os meios (de comunicação, por exemplo), mas sabendo como lidar com ele, suas conseqüências e não se tornar escravo delas. Pode-se dizer que a aprendizagem crítica é o conceito de aprendizagem significativa com maior complementação. Acredito que se houvesse aprendizagem critica na escola o modelo escolar seria diferente, pois, acredito que as aulas teriam maior discussão, a aula seria mais aproximada ao cotidiano dos alunos e, além disso, o aluno se tornaria mais crítico, pois, ele teria um olhar mais crítico perante a sociedade, os meios de comunicação, etc e o mais importante, o aluno não seria mais tão alienado.
    A importância do uso das perguntas em sala de aula, já deixado claro no texto anterior pode-se dizer que é reafirmado após a leitura do texto de Moreira, pois, para se ter uma aprendizagem significativa crítica o uso de perguntas é essencial. O uso de perguntas faz com que o aluno aprenda significativamente, ao contrário do professor responder imediatamente a uma pergunta de aluno que passa somente de uma aprendizagem mecânica, pois, o aluno não tornou significativo aquilo, ele somente irá repetir o que o professor disse. As perguntas fazem com que os próprios alunos parem para pensar sobre o que eles acham que é certo. A partir do momento que o professor responde o aluno com uma pergunta ele irá elaborar uma idéia para afirmar sua resposta e se o professor continuar a questionar a resposta, talvez, o aluno acredite que o que ele pensava está equivocado, ou, ele reafirma que o seu pensamente tem fundamento.
    O que a filósofa Viviane Mosé traz em sua fala está sim ligado a uma aprendizagem critica, pois, ela fala do ensino tradicional, que a escola é fragmentada, que os conteúdos não se interligam, sendo então vazia para os alunos. Ela afirma a importância do uso do cotidiano dos alunos e o uso dos conhecimentos prévios dos alunos para que se tenha uma aprendizagem significativa critica.

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  12. Acho um pouco complicado escrever sobre esse modelo de ensino subversivo, ou aprendizagem significativa critica, chego ao final do texto com o pensamento de que seria incrível um modelo de ensino como esse nas escola, pois haveria muito mais chances dos nossos alunos se tornarem cidadãos críticos e reflexivos, o que traria mudanças no meio social onde atuarem, porém seria necessário um total rompimento nos padrões de escolas desde o ambiente físico, mas principalmente um rompimento bem drástico e renovador, nos padrões das aulas que predominam no nosso sistema. Para mim chega a ser algo utópico, considerando o sistema educacional que vivemos hoje, com professores desmotivados, governantes descomprometidos qual a qualidade de vida do povo, e no caso das escolas particulares com sistemas de ensino e visam o ingresso dos seus alunos nas universidades, e que acabam por resultar numa aprendizagem de caráter mecanizado, para que pudessem ser superados todos estes obstáculos, e então chegarmos a um modelo de ensino subversivo, deveria haver na maioria dos nossos professores uma ressignificação de conceito e pratica, a respeito de ensino/aprendizagem.
    Durante a leitura do texto percebi uma estreita relação com o texto lido anteriormente, aqui vemos que o uso das perguntas da forma como o outro texto trás, faz parte de uma educação significativa critica, não tendo como separa-las, a aprendizagem significativa critica é o que o professor tem como finalidade, é este tipo de pensamento que o professor deseja que o seus alunos desenvolvam quando questiona seus conhecimentos prévios, ou de senso comum.
    Vejo muita estreita relação entre o texto e o vídeo, os dois se completaram no meu entendimento. No vídeo é revelada a situação atual da escola, do ensino escolar, e das consequências que esse modelo tem trazido a sociedade, a sociedade atual já é fruto deste modelo de sociedade, que tem privado o aluno da curiosidade, do pensamento investigativo, questionador. Nos duas fontes são expostas alternativas muito semelhantes para essa transformação, muito necessária no nosso sistema escolar.
    Em resumo tanto o vídeo como o texto, me levaram a refletir mais sobre a situação do sistema escolar, e suas consequências para a sociedade, que são bem maiores do que eram para mim antes destas novas informações, que alias foram muitas, apesar de ter visto muito significado nisto tudo que li e ouvi, para mim são reflexões bem complexas de se discutir assim rapidamente, pois rompem com o modelo de escola, e de ensino escolar, que construí e vivi ao longo da minha vida.

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    1. É isso aí Hadassa. Você disse que parece utopia o que os textos e vídeo mostram. Não discordo. Penso, inclusive, que são utopias necessárias para que possamos galgar nessa direção. Falando em utopia, o que acha disso? http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=V30jzpTVFPo

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  13. Na minha opinião acho que não há conseqüências para a escola a prática de um ensino subversivo, pois acho que assim os alunos teriam mais senso crítico, acarretando uma discussão maior nas aulas, assim com o ensino subversivo permitirá o sujeito a fazer parte de sua cultura e ao mesmo tempo, estar fora dela, manejar informações criticamente sem sentir-se importante frente a ela; usufruir da tecnologia sem idolatrá-la; mudar sem ser dominado pela mudança...
    O objetivo da funcionalidade das perguntas ressalta a busca de significados por aquilo que já se sabe fazendo com que o aluno se torne mais crítico diante de tal situação, aprenda realmente o significado daquilo que foi perguntado, e de modo geral talvez o aluno ache que a resposta que ele tem formulada em sua cabeça seja a certa, mas na verdade quando é discutido isso ele consegue enxergar de outras maneiras que a resposta dele talvez não esteja só errada, fazendo com que isso se torne um complemento.
    Vivi Mosé? Essa mulher é fantástica!!! Assisti uma palestra dela uma vez e fiquei fascinada. Apesar de ser uma Filósofa ela abrange assuntos que hoje em dia tem muita necessidade de ser discutido.
    Na minha opinião, há e não há implicações críticas na fala da vivi; primeiro, porque a vivi é uma professora crítica, a maioria das idéias dela tem críticas; segundo, ela cita no vídeo que tem que trazer o debate para a sala de aula, isso discutido em textos anteriores; terceiro, ela também critica a escola de hoje dizendo que tem que ser educativa, temos que mostrar o mundo para os alunos, e só os exemplos no quadro, não dá a idéia a assimilaridade com o conteúdo. Ela diz que “os professores tem que ter coragem de discutir as questões que nos atinge diretamente, isso tem que ser discutido. Tem que pensar, e esse pensar não é dar respostas ao aluno sobre aquilo e sim trazer temas, autores...”. “Quem acumula conteúdo, não pensa; pensar exige o vazio a reflexão. Só aprendemos quando não sabemos.
    Ela também cita que “temos a escola como prisão, e nosso currículo se chama grade, grade curricular, e atrás da grade temos disciplinas,e a avaliação é chamada de prova, você tem que provar que você é inocente, e se você passar você é absolvido.” Ela já havia usado essa frase na palestra que eu assisti, e o mais importante é que ela deve reforçar isso em todos os lugares que ela passa, com suas idéias, e teorias, pra mim ela esta mais do que certa, pois tem muito a ser mudado na escola de hoje, só que falar é fácil, difícil é colocar em prática.

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    1. Ótimo Thayane! Mas preciso corrigi-la no início de seu comentário. Se você concordou com o texto falado da prof. Mosé e dos textos escritos, deve haver alguma consequência para a escola. Se não, de que adianta discutirmos coisas se não pensarmos em mudanças no sistema escolar? Quanto a aprendizagem significativa, quanto mais coisas sabemos, mais relações fazemos, mais significado damos aquilo que aprendemos. As informações que recebemos não caem em um vazio cognitivo. Penso que nossa atitude quanto a aprendizagem é que precisa mudar. Se eu penso que já sei tudo, aí me nego a aprender mais.

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  14. Penso que as consequências para a escola, sobre a prática do ensino subversivo , é não ter o reconhecimento de definições de coisas importantes, e também desvalorizar a aprendizagem mecânica, quadro de giz, isso levaria ao empobrecimento de ideias, criatividade, ... As perguntas são importantes para estabelecer um relacionamento de trocas de significados e estimular a aprendizagem, conforme esta no texto. A fala da Professora Viviane é interessante, e tem implicações em parte, com a Aprendizagem Significativa crítica, mas o que mais ficou em evidência foi a aprendizagem que constrói relacionamentos, constroem pontes, ...

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  15. O tipo de aprendizagem apresenta pelo texto,na maioria das vezes não é abordada pelo professor, que ainda utiliza ainda o quadro e o giz como principais métodos de ensino, assim estagnando o aprendizado do aluno, tornando o ensino desinteressante para os alunos, não prende sua atenção assim sendo desimportante para o aluno.
    Quando haver a aprendizagem significativa crítica será possível os conceitos formados pelos alunos sejam revistos pelo professor, para sofrerem mudanças e reparos, construindo novos conhecimentos, formando novos conceitos para o aluno. A sociedade em que vivemos não dá a importância necessária a educação, assim sempre tendo os mesmos métodos sem qualquer mudança, sem formar o individuo critico, formando cidadãos influenciados pela massa.

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