sábado, 29 de dezembro de 2012

A experimentação no Ensino de Ciências

1)Como a experimentação é entendida a partir de uma abordagem tradicional?
2)Reflita sobre como ocorre a aula experimental na escola de Educação Básica.
3)Quais os elementos necessários para que ocorra a articulação teórico-prática nas atividades experimentais?
4)Qual deve ser o papel do ensino experimental na sala de aula?



Um comentário:

  1. 1) Tradicionalmente a experimentação é entendida a partir de uma visão positivista e simplista que ao longo do tempo influenciou criando uma fé profunda nesta prática. Comumente acredita-se que a experimentação são essenciais para se provar as teorias ou criar teorias porém, a "teoria" estaria aonde em tais circunstâncias.A teoria e prática estão juntas o aluno não pode ver e reconhecer algo sem ter estudado antes não se vê o que não se conhece.
    2)Na escola básica as práticas são raramente eficazes elas são utilizadas muitas vezes como um passa tempo de matérias que nem o professor compreende ou não se possuí estrutura para tal. Outras vezes o professor tenta levar uma aula simples visando com que o aluno entenda o conteúdo mas acaba não alcançando por falta de conhecimento e estrutura.
    3)Segundo o texto são necessário três elementos: fenômeno,linguagem e teoria.Sendo dentro desses três o mediador é a linguagem que com diferentes formas de explicação o professor pode levar ao aluno o fenômeno e a teoria a tecerem conceitos. 4)As práticas podem ter o papel de aproximar o irreal e o real e principalmente uma experimentação deve levar o aluno a compreender o que está sendo feito o porque e como ele pode estar refletindo e questionando o prático com a teoria, porque a prática nada amais uma forma de explicar a teoria e não apenas uma prova de que a teoria está correto.

    ResponderExcluir