quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A funcionalidade das perguntas na construção do discurso

As perguntas são instrumental importante para o professor de Ciências, mas podem estar sendo mal utilizadas em sala de aula. A partir do texto, comentem / exemplifiquem:
1) Como o professor pode se utilizar das perguntas em sala de aula de modo a auxiliar na aprendizagem significativa?

17 comentários:

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  2. Ótimo texto este se referindo a Aprendizagem Significativa e a Funcionalidade das Perguntas, pois nele abrange teorias e significados para a aprendizagem do aluno de maneira a se explorar mais o raciocínio dos alunos. Uma maneira de ativar o processo cognitivo do aluno são com as perguntas feitas pelo professor, daí analisando o que o aluno já sabe e fazendo pensar em novas respostas. Como diz no texto “Do ponto de vista da TAS, podemos afirmar que as interações discursivas geradas por meio de perguntas foi importante para desestabilizar relações conceituais equivocadas. As novas informações contidas na discussão contribuíram para que um novo padrão de relações pudessem começar a se estabelecer na estrutura cognitiva do aluno.” Assim fazendo com que cada aluno permeie nas discussões e abrangem conceitos significativos corretos, gerando questões e respondendo dúvidas freqüentes de cada questão explorada nas discussões. O professor pode-se utilizar das perguntas em aula para ele decidir que comentários e perguntas poderiam fazer e tomar bom proveito disso.

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  3. No decorrer de uma aula é normal os alunos afirmarem terem entendido, mas por conta da aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios de cada um, esse “entender” pode não ser aquilo que o professor está querendo passar. As perguntas feitas pelo professor durante a aula, leva os alunos a conhecerem os seus conceitos e se questionarem também a fim de absorver aquilo que lhe está sendo passado, de forma que o professor em suas perguntas busque instigar os alunos a quererem buscar mais esse conhecimento, buscando novos significados relacionando com aquilo que já se tem. Com o passar do tempo o professor vai adquirindo experiência para saber adequar as perguntas dependendo do conteúdo, tornando a aula mais eficiente com a troca de ideias.

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  4. Uma das melhores formas de se iniciar uma aula é colocando no quadro tudo o que os alunos associarem com aquele conteúdo, “todos os conhecimentos prévios”, para que então comece a se fazer mais perguntas, de uma forma que os alunos pensem sobre, como acontece no exemplo do texto. Vejo que para um melhor começo, é estimular os alunos a pensarem sobre o conteúdo, a demonstrar suas dúvidas, despertar interesses, estimulá-los, para que então começar a acrescentar mais conceitos.

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    1. É impossível colocar no quadro TUDO que os alunos associam a algum conceito, pois há muitas relações estabelecidas entre conceitos que fogem da lembrança. Ademais, é uma estratégia de ensino dentre muitas.

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    2. realmente é impossível colocar "tudo", mais de uma forma de que, um aluno lembre, já servindo para o outro também, ainda mais se os alunos apresentarem dificuldades.

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  5. Como a aprendizagem significativa é um novo processo de conceito construído para métodos de aprimorar a questão de aprendizagem do ensino de ciências, visando buscar melhorias para o dialogo entre alunos e professores, forma de debates, perguntas tanto da parte do professor para os alunos, quanto dos alunos para o professor e vise-versa. Assim o professor podendo utilizar das perguntas feitas em sala de aula para ver o grau de aprendizagem e de concentração da parte dos alunos para com o professor e já os alunos utilizar as questões feitas para o professor para “testa-los” em questão de domínio de conteúdo, se realmente ele sabe o que está dizendo. De qualquer jeito essa aprendizagem significativa é uma forma de estar cada vez mais buscando conhecimento.

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  6. Como foi falado no texto sobre aprendizagem significativa, esta é, por sua vez, realizada quando um novo conceito se apoia na atual rede de conhecimento da pessoa (no caso, o aluno).
    O papel das perguntas na aula a faz dinâmica e desperta o interesse dos alunos, do mesmo modo que desestrutura redes conceituais equivocadas, abrindo espaço e necessidade para algo que responda às perguntas que surgem pela frente.
    Existe também a clara visão de que as perguntas ganharam papel de punição durante as aulas: se o aluno não se comporta, deve-se responder a uma questão, e fazendo isso, demonstrar a todos os presentes que o seu mal comportamento impediu-o de aprender. Logo, uma pergunta é uma punição de algo errado que foi feito durante a aula.
    Quando utilizado de forma construtiva, o questionamento consegue intrigar e estimular aos alunos a buscar novas respostas, antes desnecessárias para sua rede de conhecimento, mostrando o caminho para conceitos corretos e estáveis.

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  7. As perguntas a serem elaboradas servem para dar inicio a uma aula focada na teoria da aprendizagem significativa levantando os conhecimentos prévios dos alunos para que a partir daí, desenvolva durante a prática educativa do professor. Mas estas perguntas devem ser bem elaboradas pois de acordo com Lorencini Jr.(2000) podem desencadear respostas inesperadas ou levantar questões desnecessárias. Aprofundando ainda mais, o professor tem como meta levantar em particular cada ZDP dos alunos utilizando-se de perguntas revelando seus subçunçores, ou, estruturas cognitivas prévias para a ancoragem. Ao lançar perguntas, há um tempo de espera adequado para que o aluno elabore a resposta, mas estas não devem ser unidirecionais como: professor pergunta, aluno responde, deve haver a integridade, dinâmica afim de promover um discurso interativo entre os alunos e professores compartilhando idéias para transparecer as interações nos argumentos de cada um expondo suas ideias

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  8. O conhecimento e a aprendizagem são frutos das perguntas e respostas, e o professor como detentor da maior parte do conhecimento, deve saber utilizar as palavras, e em formas de perguntas, fazer com que os alunos pensem e reproduzam a resposta desejada por ele (professor). As perguntas feitas em sala de aula auxiliam na construção de um novo conhecimento, onde o aluno através das indagações feitas pelo professor ou por si mesmo, o fazem pensar e a se questionar, fazendo com seus conhecimento prévios e os que acabara de adquirir entrem em conflito, produzindo assim um novo conhecimento.

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  9. A utilização de perguntas por parte do professor para explicar um conteúdo traz muitos benefícios que uma aula meramente expositiva em que somente o professor detém a palavra , quando o professor formula perguntas ao seus alunos proporciona ao aluno que este ative o seu processo cognitivo e também permite ao mesmo a reelaboração de conceitos equivocados. É também proporciona ao professor identificar quais as lacunas estão presentes, que subsunçores estão presentes e se está ocorrendo negociação de significados entre os sujeitos.
    Portanto a utilização de perguntas por parte do professor proporciona uma aula interativa , em que o aluno ira manifestar o seu ponto de vista e o reformule – o que da indícios ao docente como o aluno está relacionando os conceitos , que significado está dando aos mesmos.

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  10. As perguntas em sala de aula podem auxiliar muito no momento de se descobrir quais são os conhecimentos prévios que os alunos possuem de determinado assunto e, além disso, podem auxiliar no momento de se “corrigir” os conceitos equivocados que os alunos podem ter, pois, faz com que ele mesmo, a partir de novas perguntas, pare e reflita sobre o que ele pensa e se aquele conceito está mesmo correto.
    A aprendizagem vem a ser significativa a partir do momento em que o professor percebe que o conhecimento prévio do aluno, juntamente com o que ele está ensinando foi significativo, ou seja, está correto. Se o aluno não obteve uma aprendizagem significativa o professor pode, por meio das perguntas, fazer com que o aluno perceba que o seu conhecimento prévio está equivocado e com o auxilio do professor possa alcançar uma aprendizagem significativa de determinado conteúdo.
    As perguntas além de fazer com que haja uma interação aluno-professor, faz com que o aluno interaja com outros alunos e eles mesmos questionem o pensamento do outro.

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  11. utilizar questionamentos sobre conceitos científicos é um ótimo recurso didático pois ajuda a criar um ambiente interativo e democrático. A partir das respostas obtidas com os alunos o professor vai norteando sua prática e ajudando-os a construir novos saberes, entretanto é necessário que ele também saiba o momento certo de utilizar essa forma de lecionar para que não caia na rotina. Eu particularmente utilizo no inicio do ano letivo quando tenho meu primeiro contato com as turmas e quando o conteúdo traz assuntos polêmicos como por exemplo DROGAS, enfim é como está no próprio artigo: "para cada situação de ensino, o professor decide qual a melhor forma de trabalhar (p.12)". Mas sem dúvidas é um ótimo recurso.

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  12. O questionamento para "avaliar" quais os conceitos os alunos trazem consigo é uma ótima estratégia. através deste método eu nortear meu estágio, pois fui em busca do que eles sabiam para que então eu pudesse começar a trabalhar. Acredito também que esta prática favorece a interação professor-aluno e aluno- professor, a troca de saberes e construção de novos conhecimentos. Assim como a Professora Maria Fernanda disse, que tal prática não pode virar rotina.

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  13. Gostei muito do texto, achei que contribuiu de forma positiva para a minha formação acadêmica, pois aprendi uma nova ferramenta, ou metodologia de ensino para ser usada na sala de aula. Vejo que através desta metodologia o professor tem acesso aos conhecimentos prévios do aluno o que permite que ele saiba em qual direção deve ir sua aula, também permite saber como seus alunos estão recebendo a nova mensagem que o professor pretende transmitir, esse reconhecimento durante a aula é interessante pois pela experiência que tive no estágio percebi que muitas vezes você só percebe que o aluno não assimilou o conteúdo da forma como você professor pretendia, na hora da avaliação escrita, e utilizando-se deste método o professor tem oportunidades para corrigir estas deformações durante a aula, pois através das perguntas vejo que os alunos dão instigados a falar a partir do confrontamento de seus conhecimentos, no entanto durante uma aula totalmente expositiva o aluno poderia se sentir envergonhado de expor suas ideias.

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  14. O texto é muito interessante, mostra uma forma de ensinar/aprender, diferente daquela que vemos na maioria das vezes, que são apenas expositivas, que não há uma interação aluno/professor, que apenas o professor expõe suas idéias e opiniões.
    A forma de ensinar perguntando incentiva a participação do aluno, sua curiosidade para saber a resposta, as perguntas feitas pelo professor preenchem, na maioria das vezes as lacunas deixadas pelo ensino expositivo, pois a partir da interação do professor com o aluno o aluno se sente mais a vontade de perguntar e discutir suas ideias, expondo ao professor onde está acertando e errando no método de ensino.

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  15. Este texto é bem valioso, pois abre horizontes para chegar até os significados que os alunos tem em relação ao conhecimento prévio, achei bem interessante. Ao fazer perguntas no início da aula desperta no aluno o interesse em conhecer mais sobre o assunto. O aluno as vezes tem ideias simples ou equivocada, e fazem perguntas “absurdas”, mas que se fazemos um “gancho” valorizando a colocação, ha possibilidade de uma resposta diferente, e até mesmo o entendimento e estimula a participação, nem todas as turmas se consegue esta dinâmica. Agora em todas as turmas ao iniciar a aula é sempre produtivo fazer uma pergunta : O que vocês lembram da aula anterior? Surgem muitas respostas e a partir daí se estabelece uma interação com a maioria dos alunos. Em uma aula sobre répteis, surgiu a pergunta, de um aluno: A cobra ao picar, mata o animal imediatamente ? Muitos deram sua opinião , mas ainda haviam duvidas, então propus uma pesquisa.

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