quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Teoria da Aprendizagem Significativa


A teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) tem sido importante para compreender como se dá o processo de desenvolvimento cognitivo. A partir da leitura do texto de Moreira, o que vem a ser negociação de significados? Reflita e escreva o que você pensa a respeito da seguinte frase do texto: "o significado está nas pessoas e não nas palavras".

21 comentários:

  1. A negociação de significados trazida no texto, refre-se ao uma troca de “convencimento’” onde o objetivo, como o próprio autor disse é compartilhar significados, o professor apresenta significados já conhecidos pela comunidade e em contrapartida os alunos apresentam os significados captados por eles. Segundo o autor, caso o compartilhar de significados não é alcançado, o professor deve, outra vez, apresentar, de outro modo, os significados aceitos no contexto da matéria de ensino.
    A aprendizagem significativa do aluno vai ocorrer quando este tiver uma apresentação de novas informações, construindo-se um novo conceito, como diz MOREIRA , “a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo"

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    1. E quanto ao significado estar nas pessoas e não nas palavras...

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  2. Cada pessoa antes de ser exposta a qualquer aprendizado, já possui uma bagagem de conhecimentos prévios adquiridos ao longo da vida, na escola, na sociedade, em casa, ou seja, no meio em que esta inserido. Porém, estes conhecimentos podem não ser relevantes ou servir de bases positivas para novos conhecimentos gerando conflitos. Como diz Ausubel, o conhecimento prévio é a variável que mais influencia a aprendizagem, mas nem sempre essa influência é construtiva.
    A reconstrução interna é fundamental para a aprendizagem humana, mas para isso o ser humano tem que passar a compartilhar significados já aceitos no contexto social em que se encontra, caso contrário será necessário uma reconstrução interna passando a compartilhar significados já aceitos em seu contexto e de alguma maneira, deve-se internalizar, novamente, os novos significados captados.
    Um conhecimento é interpretado de maneira individual a cada pessoa, isso é gerado a partir de cada experiência já vivida ou conhecimentos já estabelecidos.

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    1. E quanto ao significado estar nas pessoas e não nas palavras...

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    2. E quanto ao significado estar nas pessoas e não nas palavras...

      ...Um conhecimento é interpretado de maneira individual a cada pessoa, isso é gerado a partir de cada experiência já vivida ou conhecimentos já estabelecidos.²

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  3. A negociação de significados tem como objetivo compartilhar significados, interagir de uma forma que se acrescente ou melhore sua “idéia”, melhora o significado ou mesmo substitui o significado/conhecimento prévio para algo que se entende e/ou se compartilha socialmente. Tudo depende da interação social, podendo ser professor, aluno e materiais educativos, deve haver troca de perguntas, se for alcançado o compartilhar de significados, aí sim o aluno estará preparado para decidir se vai/quer aprender significativamente ou não. O significado está nas pessoas e não nas palavras, pois cada um tem sua maneira de interpretação.

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  4. A aprendizagem significativa vai ocorrer para o aluno quando ele estiver uma apresentação de novas informações, pelo professor ou pela sociedade, assim construindo um conceito. O processo de compartilhamento entre professores e alunos é essencial para a formação de raciocínio do aluno, assim sendo a negociação de significados. Com o professor ficando responsável em analisar e verificar se o aluno esta captando o que ele esta ensinando, e o aluno ficando responsável por entender e tentar devolver o que entendeu para o professor, de uma maneira que se entende por compartilhamento.
    Como diz MOREIRA “Para que uma criança, ou um adulto, internalize determinado signo é indispensável que o significado desse signo lhe chegue de alguma maneira (tipicamente através de outra pessoa) e que ela ou ele tenha oportunidade de verificar se o significado que captou é socialmente compartilhado; assim interagindo com o meio social.
    “O significado está nas pessoas e não nas palavras” é exatamente isso, porque cada um tem sua maneira de pensar e refletir sobre tal assunto, analisando pensamentos e idéias de outras pessoas você entra num meio social e verifica que talvez o que você julga ser o certo ou acha que conhece determinado assunto, você vê que existe muito alem disso, e mais uma vez é a interação com o meio social que possibilita essas idéias novas.

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  5. Seguindo os conceitos de Vygotsky, que trata a construção do conhecimento por meio de interações, sobretudo sociais, pode-se observar que a aprendizagem significativa, a grosso modo, é aquela à qual o aluno se apropria verdadeiramente do conhecimento. Essa apropriação se dá por meio da interação entre o novo conceito que está sendo ensinado com um conceito prévio (já possuído pelo aluno) relativo a esse novo conceito.
    Uma vez que cada pessoa carrega consigo uma bagagem social, cultural e histórica, nos apropriamos de forma diferente um mesmo conteúdo que nos é passado de forma igual. Isso acontece porque atribuímos significados pessoais a um novo conceito, e fazendo isso temos uma aprendizagem significativa, uma vez que o novo conhecimento se insere na nossa realidade social, cultural e histórica.
    Entende-se por Negociação de significados a troca de informações e conceitos entre aluno-professor, sendo este último o mediador entre o aluno e o conhecimento, que tem por função verificar se o que o aluno entendeu do conceito está correto, enquanto o aluno tem a responsabilidade de manifestar a disposição para aprender significativamente.
    Conforme dito antes, cada um tem sua bagagem pessoal de conhecimento, e esse conhecimento prévio associado à herança cultural, social e histórica se relacionam com novos conceitos e acabamos por colocar nossas individualidades nesse novo conceito, logo, cada qual estrutura significados de forma única conforme nossa história.

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  6. Segundo conceitos abordados no texto trata de uma formação de conhecimento através de varias interações. E também aborda a interação do conhecimento prévio e do conhecimento do cotidiano, por isso os autores estão sempre dando exemplo do ramo da Física que é uma ciência que mostra muitas vezes claramente que o significado está nas pessoas e não nas palavras. como diz MOREIRA , “a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo".

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  7. A negociação de significados, alem de ser uma estratégia de ensino e’ a troca, ou aperfeiçoamento dos significados onde os conhecimentos que o aluno já possuía/conhecimento prévio e os novos conhecimentos que se adquirem se relacionam, instigando a criação de um novo conhecimento, e tem como objetivos a melhor aprendizagem, a interação entre professor e aluno, aperfeiçoamento do conhecimento e busca de somente um entendimento, sendo que o compartilhamento de significados são essenciais para a aprendizagem significativa.
    Sendo o professor sendo o responsável por verificar os significados que foram captados pelos alunos, e o aluno se dispondo e se comprometendo a aprendizagem significativa.

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  8. Negociação ou troca como o próprio nome diz tem como objetivo um intercambio de conhecimento entre o professor e os alunos que já tem um conhecimento prévio sobre o assunto e na explanação do professor esse conhecimento e melhorado sobre determinado assunto o prof descobre fatos q ele não conhecia e entende o ponto de vista do aluno e principalmente o aluno tem uma melhor visão sobre aquilo q e tratado .


    assi jordao

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  9. Diante das afirmações dos autores citados, para que ocorra uma aprendizagem significativa é preciso ter uma negociação de significados na qual há a presença de um mediador entre o professor e aluno, que para Vygotsky ocorre por meio de interações sociais através de signos e para Ausubel.
    E essa negociação de significados se dá a partir da troca de conhecimentos, onde um novo conceito é aceito pelo aluno e é incorporado ao conhecimento prévio estabelecido pela vivência cultural, social e histórica do aluno. Havendo a interação, o saber prévio é modificado com a inserção dos novos conceitos aprendidos. Para que haja a negociação, o conhecimento que o aluno capta deve ser o mesmo que o professor queira passar e para que atinja resultados satisfatórios é preciso que o mediador seja eficiente, sem isso não haverá uma aprendizagem significativa.

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    1. Você poderia citar como o mediador pode ser eficiente?

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    2. Depende da metodologia a ser aplicada seja em sala de aula ou em outro ambiente de aprendizagem. E dentre varias, podemos citar a de Ausubel sobre a teoria da aprendizagem significativo, ele demonstra que é preciso expor os saberes prévios que o aluno carrega antes de inserir novos conceitos. É preciso entender como o aluno aprende, motivá-lo e despertar a curiosidade e dar ao contexto a ser estudado o porque dele estudar aquilo.

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  10. A interação é muito importante para a aprendizagem significativa. A negociação de significados vem a ser uma ferramenta para uma aprendizagem significativa. O que vem a ser isso? O aluno, por exemplo, tem um significado de determinada conceito, por exemplo, e através da interação é possível saber qual o significado que esse aluno possui e trabalhar, negociar com ele esse significado, ou seja, o mediador irá mostrar significado “correto” desse conceito e através disso o aluno irá associar o significado dele e o do professor e formar outro significado. A partir da interação será possível observar se a aprendizagem foi significativa ou não. Se a aprendizagem não for significativa, o mediador, juntamente com o aluno, pode chegar, através da continuidade da interação onde ele gostaria e assim fazer com que a aprendizagem seja significativa. Ou seja, através da negociação de significados o mediador pode chegar a uma aprendizagem significativa de alguma coisa. Vale lembrar que existem dois tipos de significados, os significados conotativos (que são pessoais) e os denotativos (que são compartilhados). O indivíduo ao aprender significativamente ele também está atribuindo significados pessoais.
    No meu ponto de vista o significado da frase: “O significado está nas pessoas e não nas palavras” é que não são somente as palavras que possuem significados, os gestos também possuem. Vale lembrar que os gestos e palavras são contextuais, ou seja, gestos em uma cultura pode não ter o mesmo significado que em outra. A interação social tem a função crucial de intercâmbio de significados.

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  11. O texto fala sobre o conhecimento prévios que o aluno possui e que pode ou não colaborar para uma aprendizagem significativa. O termo "negociação" vem bem a calhar, pois é assim que nós educadores, pelo menos eu, sinto em sala de aula. E nem sempre é fácil, ás vezes idéias do "senso comum" são mais fortes que os verdadeiros conceitos científicos que tento construir com eles. Nenhum educando é uma tabua rasa, eles trazem consigo vários pré-conceitos sobre os mais variados assuntos e isso tem que ser levado muito em conta quando prepara-se uma aula pra que a partir destes consiga-se uma aprendizagem eficaz

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    1. Eu diria que as ideias de senso comum são fortes pois são de utilização fácil, rápida. No senso comum, não se vai além das aparências e os conceitos geralmente funcionam nas situações cotidianas. A fraqueza do senso comum reside justamente em questões que vão além do cotidiano, que necessitam de um aprofundamento. Aí os conceitos científicos se mostram mais poderosos.

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  12. Compreendo negociação de significados por um conceito, ou saber cientifico que é mediado pelo professor, utilizando materiais educativos do currículo, para o aluno, esta negociação visa a aprendizagem significativa por isso se deve levar em consideração os conhecimentos prévios adquiridos pelo aluno durante todo seu convívio com a sociedade, ditos conhecimentos do senso comum. Estes conhecimentos prévios do senso comum muitas vezes podem se contrapor aos conhecimentos científicos, entretanto qualquer um dos dois tem que ser significativo, tem que encontrar compatibilidade com algum subsunsor já existente, para que possa ser internalizado pelo individuo que recebe a informação, este processo de transferência de informação se dá através de signos ou instrumentos, que foram construídos pelas sociedades ao longo dos tempos, caso não haja este processo de significação destes signos e instrumentos eles não passaram de signos e instrumentos, não haverá desajuste nem ressignificação no cognitivo, nem apropriação de conhecimento. Com base na minha reflexão a partir do texto penso que o conhecimento esta nas pessoas, pois as palavras por si só são apenas signos.

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  13. Na minha opinião o conhecimento é encontrado nas pessoas, pois errando ou acertando elas acabam absorvendo saberes de todas as formas, assim todos os conhecimentos adquiridos pelo professor e aluno de alguma forma servirão em seu "contrato didático"(convivência), até mesmo o cotidiano do aluno é preciso saber, suas tradições e cultura. Tudo que o professor conseguir saber previamente. ex: experiencias

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  14. A partir da leitura do texto de Marco Antônio Moreira, “Negociação de significados”, ele coloca a visão de vários pensadores , a interação dos relacionamentos através da linguagem que acontece com duas ou mais pessoas. A pessoa expressa o que percebeu a partir da reconstrução de significados, consegue entender, ser entendia ou não, ai entra o papel do professor ser um mediador, para retomar a metodologia. Agora respondendo o que penso em relação a frase: “O significado esta nas pessoas e não nas palavras” : cada grupo de pessoas tem uma formação social, que é intrínseco de determinado lugar, se comunicam , onde ocorre a troca de significados, sendo a pessoa o mediador, pode ocorrer a interiorização da aprendizagem, através dos significados.

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