segunda-feira, 29 de outubro de 2012

História da Ciência no Ensino de Ciências

O texto a seguir traz um retrospecto de atividades desenvolvidas no IFSP lançando mão
da HdC em diversos momentos. Em sua visão, qual (ou quais) atividades descritas você teria mais facilidade de utilizar? Em algum momento da sua formação seus professores se utilizaram de aspectos históricos?

19 comentários:

  1. Eu adotaria a dinâmica dos grupos, para “debate”, discussões sobre os textos após a apresentação de seminário. O debate favorece uma nova construção conhecimentos, uma participação coletiva e envolve mais os alunos com a leitura e escrita.
    No meu ensino médio alguns vídeos relacionado a matemática e ciência foram apresentados a nós, mas não como uma forma de se ensinar a HdC, e este também seria um outro método que eu utilizaria

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  2. A historia da ciências pode ser um instrumento precioso ,pois possibilita o entendimento de que a teorias cientificas não podem oferecer uma descrição completa de definitiva da realidade essa será sempre uma verdade aproximada utilizando desse recurso poderia com mais facilidade passar conhecimentos sobre ciências e tecnologia mais não só isso com debates e exposições de ideais divergentes podemos melhor compreender determinados fatos pq muitas vezes pra nos compreender alguns fatos precisamos compreender o seu passado .

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  3. Eu acho que abordaria o mesmo tema com várias didáticas, tanto o dialogo em sala de aula, demostrações(quando possíveis), experimentações, formação de seminários, que eu mesma pudesse ajuda-los para que todos aprendessem da melhor forma possível, seriam ótimas formas de tornar a apresentação do tema menos complexa. A interação com o aluno nos traz um conhecimento novo, assim sendo possível saber o que ele já conhece, suas ideias e concepções, se tornam muito importantes na construção do conhecimento. No meu ensino médio não foi passado qualquer tipo de didática relacionada a HdC, era simplesmente passado conteúdo proposto pelos livros didáticos, sem qualquer acrecemo ou aperfeiçoamento.

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  5. O texto traz um ponto que já havia sido discutido, que, ao situar as teorias de Ciências no contexto em que haviam sido produzidas, desperta maior interesse nos alunos, não descrevendo a história ou acumulando conhecimento sobre ela, mas propiciando uma análise crítica das condições da criação e apropriação do conhecimento científico e atestar que este conhecimento está sujeito a transformações.
    Já sobre a dinâmica de trabalho com os alunos do Ensino Médio, quase todos citados no texto já foram usados pelos meus professores, como seminários, peças teatrais, utilização de vídeos, linha do tempo embora não me recorde se embasados com a HdC.
    As dinâmicas, quando bem sucedidas, estimulam a compreensão dos conteúdos. Eu como professora, adotaria essas práticas com certa frequência.

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    1. Conhecer as condições da criação do conhecimento científico é um ótimo argumento para se utilizar da HdC.

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  6. Acho legal despertar o interesse dos alunos, procurar sem dúvida um meio mais eficaz de ensinar a HdC. Acho bastante interessante apresentar vídeos que possam despertar a curiosidade, seminários onde os mesmos façam pesquisas, teatros, e principalmente um debate no final, onde cada aluno (grupo) apresente sua pesquisa, para que haja uma interação entre cada aluno, cada tema/história, e quem sabe assim, descobrir onde as historias poderiam se encaixar. Em toda minha formação escolar, não tive nada especifico para HdC, mas desde muito sedo tive um incentivo no que se diz de história no geral, pois visitei museus, participei de teatros, feiras culturais, etc.

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    1. Se não estou enganado, até o presente momento houve apenas uma ocasião em que nos foi passado um pouco de HdC na disciplina de Biologia Molecular. Foi realmente um trabalho incrível, pois pudemos observar a relação das áreas desse campo da biologia. O trabalho realizado foi uma Linha do Tempo em que vários grupos ficaram responsáveis por um determinado período de tempo ao qual deviam se relacionar o desenvolvimento da biologia molecular e retratar os acontecimentos do período em questão em um cartaz. Uma coisa que sempre imaginei mas não tive oportunidade de buscar respostas era sobre como os cientistas se relacionavam e relacionavam suas ideias, pois, normalmente, tinham nacionalidades diferentes mas trabalhos que seguiam a mesma linha de pensamento, o que acabava em uma parceria para formulação de novas hipóteses e teorias.
      Acredito que a utilização de uma Linha do Tempo, assim como fizemos, pode ser um trunfo para retratar como se deu a evolução de uma determinada teoria e, ao demonstrar os fatores sociais ao qual estava relacionada, essa teoria passaria a fazer sentido no cotidiano do aluno e assim lhes daria razões para se interessar a aprender verdadeiramente o assunto em questão.

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  8. Gostei bastante do artigo, sempre fui a favor de se ensinar Ciências buscando levar ao aluno todo o contexto sócio, cultural e econÕmico em que as teorias surgiram. Não é algo fácil, pois exige-se muitas leituras, porém não vejo outra forma do educando compreender a relação que existe entre ciência e sociedade se não utilizarmos exemplos do passado... Gostei da idéia do teatro, mas também usaria a leitura de textos para que os alunos preparassem "SALAS TEMÁTICAS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA" utilizando as divisões propostas pelo autor. Qdo li o artigo lembrei-me da disciplina de Genética (no meu curso de formaçao) qdo o professor buscou nos mostrar toda a historicidade da descoberta da molécula de DNA... foi mto bacana e utilizo o exemplo dele quando vou lecionar esse assunto entre outros.

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  9. Tentaria vários métodos pedagógicos, já que todos os alunos são diferentes, aprendem de formas diferentes, e em tempos diferentes, porem o método que gostaria mais de utilizar, seria o uso de seminários, algo que os façam saber se expressar sem medo, terem opiniões próprias, serem críticos e que passem a ter mais confiança em si mesmos, acredito também que os ajudara a estudar e ter um melhor desempenho escolar, sendo que os possibilita serem indivíduos mais ativos perante a sociedade, entretanto, de forma alguma deixaria de fazer uso dos livros, já que ele é fundamental para o esclarecimento de duvidas que talvez não foram tiradas durante as aulas e também para o aperfeiçoamento de seus conhecimentos.
    Em minha formação escolar pelo que eu me lembre não me foi passado nada utilizando aspectos históricos, porem acredito eu que deve-se ter sido passado algo sim, por que os aspectos históricos por mais que sejam difíceis de serem abordados, é um método muito eficiente, e facilita bastante a compreensão de determinados assuntos.

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    1. Com relação a pedir seminários aos alunos, deve-se levar em conta se há disponibilidade de material histórico (de qualidade) para que os alunos possam se preparar.

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  10. A história da Ciência possibilita uma construção e uma melhor compreensão da nossa vivência com o mundo do entendimento histórico da vida cientifica; é um instrumento perfeito no processo de entendimento nas teorias cientificas, disponibilizando para os alunos a realidade concreta.
    Particularmente eu gostei bastante da quinta questão do texto na parte da HdC no ensino médio em que se diz que, a HdC facilitou o estudo e a compreensão de outras disciplinas. Pois se os professores adequassem a HdC desde o ensino médio, que é o que todos deveriam fazer, facilitaria muito o raciocínio dos alunos em relação ao aprendizado em outras matérias e principalmente em ciências.
    Como disse meu amigo Ewerton Meira, eu também só me recordo de ter um pouco de HdC na disciplina de Biologia Molecular(semestre passado), pois no meu ensino médio não utilizaram qualquer tipo de didática relacionada a HdC, os professores simplesmente seguiam o que estavam nos livros e o que mandavam eles passarem para os alunos. Para ser bem sincera, meu ensino médio deixou muito a desejar.

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  11. A utilização de métodos diferentes para a formação como: seminários, filmes, documentários, aulas praticas dentro e fora de sala de aula no meu ver estimula os docentes assim trazendo o maior interesse da parte deles. Mas também tem que fazer aulas dinâmicas e mais extrovertidas porem não deixando o seu verdadeiro valor de mão. Ex: quando meu professor de ensino médio velava algum filme ou coisa e tal a maioria dos alunos achavam que era aula vaga, ou seja, fazer aulas mais dinâmicas, mas cobrar algo encima daquilo.

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    1. É preciso quebrar certas concepções de alunos que consideram que uma aula só é uma verdadeira aula quando o professor fica escrevendo no quadro e palestrando para a turma.

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  12. Como vimos no texto, inserir HdC nos componentes curriculares, propondo-os nas salas de aulas paralelamente aos conteúdos programados é de grande contribuição para a aprendizagem, demonstrando um maior interesse dos alunos pelo conhecimento científico, e isso demonstra que o papel da HdC é de fato, uma ferramenta de grande valia desmitificando a ciência como verdade absoluta que muitas vezes não levam em conta erros e pensamentos deformados durante os resultados obtidos pois no modo tradicional e automático de se ensinar ciências, esta é vista somente como feita por certezas e sem contradições.
    E uma das atividades trabalhadas da HdC no Ensino Médio que tem para mim uma maior facilidade de uso seria a utilização de seminários e também a utilização de vídeos a fim de reforçar os conhecimentos proporcionando uma boa discussão na sala de aula. E o principal motivo da escolha seria a interação de todos os alunos sem intimidá-los, talvez pudesse resultar uma liberdade de expressão condicionada pela escolha das atividades.
    Infelizmente durante meu ensino médio não houve a utilização dos aspectos históricos dos conteúdos aplicados. E vendo a importância da HdC, vê o quanto se perde. Os aspectos históricos demonstra que a ciência está sempre em construção de um coletivo o que nos motiva a sempre fazer e refazer a ciência.

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  13. O texto é muito interessante, expandiu bastante meu entendimento sobre a historia da ciência e sua importância no ensino de ciências. O autor relata de uma forma simples suas experiências a respeito do ensino de história da ciência no ensino médio e na formação de professores, e foi interessante ver na conclusão como os dois grupos apresentaram resultados parecidos quanto as respostas do questionário aplicado pelo professor, isso revela que os professores em formação tiveram a mesma formação a respeito da historia da ciência, que os alunos do ensino médio, e que se esses conceitos não tivessem sido reconstruídos de uma forma mais critica e significativa durante a graduação, os seus futuros alunos provavelmente teriam essa mesma aprendizagem de historia da ciência como algo complementar e que mais se aproxima de curiosidade do que de um componente curricular. Refletindo sobre o texto me vejo em condições parecidas com a destes professores em formação citados, pois a historia da ciência também tem se ressignificado no ensino de ciências para mim, hoje compreendo de forma diferente o seu papel no ensino de ciência, do que a um tempo atrás, quando para mim esse viés da ciência também se aproximava mais da curiosidade. Como o próprio autor do texto diz História da Ciência pode ser um verdadeiro ponto de mutação no ensino das ciências, fazendo com que o aluno tenha uma compreensão mais próxima da realidade de como se da a construção do conhecimento cientifico.

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  14. Achei muito interessante o texto. Nessa retrospectiva que o autor fez, pude ainda observar alguns dos exemplos que ele deu nos dias de hoje, quando fiz o meu ensino médio. Um dos exemplos que ainda é fortemente observado é que a ciência é acabada e uma verdade absoluta e que os cientistas são gênios, às vezes parece até que o professor acredita nisso e tem orgulho de falar isso para seus alunos. Outra coisa que tomei como muito importante foi que os professores não associam os conteúdos com o cotidiano dos alunos, fazendo este não ter significado nenhum para o aluno, tanto que no meu ensino médio eu utilizei muito a frase “pra que que eu vou aprender isso?”. Um ponto interessante utilizado, além da aproximação do aluno (ex o cotidiano) em sala de aula foram os aspectos históricos da ciência e a investigação como ferramenta para um aprendizado mais significativo.
    Os aspectos históricos podem iniciar a conversa sobre um conteúdo, sendo assim mostrando para o aluno em que momento da história descobriu determinadas “coisas”, quais foram as dificuldades dos cientistas, entre outros e com isso o aluno vai se interessando sobre o assunto e assim se tornando mais crítico, pois, ele poderá mostrar o seu posicionamento quanto a história de determinada descoberta, mostrando seu ponto de vista quanto ao tempo, as dificuldades enfrentadas pelos cientistas, entre outros.
    Quando estava no ensino fundamental e médio eu não me recordo de nenhum momento algum professor utilizar os aspectos históricos da ciência em sala de aula. A única vez que foi utilizado o aspecto histórico em sala foi semestre passado na faculdade em biologia molecular quando trabalhamos o histórico da biologia molecular. Nesse trabalho fizemos um varal onde cara grupo ficou responsável por um período de tempo para expor quais foram as importantes descobertas relacionada à biologia molecular e qual foram seus avanços até os dias de hoje.
    Muitas ferramentas interessantes foram expostas pelo autor, mas, acredito que teria facilidade e gostaria mais para trabalhar com meus alunos os debates (acredito que assim eles podem mostrar o seu ponto de vista e discutir diferentes pontos de vista para assim formular uma idéia), o uso de filmes seguido de uma conversa sobre o assunto e também acho o teatro uma ferramenta interessante (mas que leva mais tempo), pelo fato de que o aluno “viverá” aquele momento enquanto atua, sendo assim, acredito que o aproxime mais da história de determinado cientista ou descoberta e para quem está assistindo fica fácil de visualizar e entender a história de determinado cientista ou descoberta.

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  15. O texto sobre História da Ciência para o Ensino Médio, ajuda a rever atitudes, seria melhor, ser apresentado em seminários. Em algum momento no Ensino superior foi me apresentado o estudo sobre ciências, de forma interdisciplinar, relacionando Biologia, Químca, física e Matemática, o qual estão de certa forma ligados entre si. Agora em cada disciplina eram enfatizadas as experiências , em alguns momentos, sem introduzir a definição do autor, ou a elaboração de perguntas e respostas. Em algumas experiências, se utilizavam as definições para explica-las, faziam a ligação e comentários entre o assunto e a definição elaborada pelo cientista. Isto despertava o interesse em aprofundar mais, porém não fazia a ligação com a realidade no dia a dia.

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