quarta-feira, 2 de maio de 2012

Momentos Pedagógicos

Momentos pedagógicosA seguir, temos um artigo que aborda as "situações de estudo" e suas complementariedades com os momentos pedagógicos. A organização lógica do currículo, aliado à possibilidade psicológica de aprendizagem são fatores a serem levados em conta na intenção de qualquer ensino.A respeito disso...1) O que é fazer uma problematização inicial? Dê exemplos a respeito de como iniciar um conteúdo com uma problematização.2) Toda palavra é um conceito? Quando, em sala de aula, se fala "átomo", "oxigênio", tais palavras são conceitos bem estruturados pelos alunos ou não?3) Na etapa de organização do conhecimento qual o papel do professor e qual a relação com a problematização inicial?4) O que é a terceira etapa dos momentos pedagógicos?5) Há momentos pedagógicos no ensino, considerado como tradicional?



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16 comentários:

  1. Gabriela Dourado Trindade 09/05/2012

    a problematizaçao inicial,é fazer questoes para ver o conhecimento dos alunos, e estiguar o aluno investigativo que a neles.um exemplo:e o da osmose, começe perguntando se alguem ja viu o que acontece quando a mae tempera a salada?Porque ela?O porque acontece isso? E assim vai ate chegar no assunto osmose.
    2.Sim, toda palavra e um conceito novo para eles.As vezes nao e bem estruturado porque é apenas um conceito nao e nao dapra mostrar um atomo pra eles, dai ai apenas ter o conceito aquele ensino tradicional.
    3.O papel do professor e essencial, porque é ele que vai organizar todos os conhecimentos ou conceitos do aluno, e com a problematizaçao inicial ele vai fazer com que o aluno começa a fazer correlaçoes com exemplo rotineiros.
    4.A terceira etapa do momento pedagogico é aplicao do conhecimento, onde eles vao conseguir aplicar o que aprenderam no dia a dia.
    5.Sim ha momentos tradicionais no ensino ainda sim.

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  2. 1) O que é fazer uma problematização inicial? Dê exemplos a respeito de como iniciar um conteúdo com uma problematização.

    Problematização inicial – caracteriza-ser pela investigação prévia do contexto e conhecimento em que o aluno se encontra , para que posteriormente seja introduzido determinado conteúdo que fará correlação, no intuito de fazê-los mais críticos e reflexivos com seu estagio cognitivo primário.

    2) Toda palavra é um conceito? Quando, em sala de aula, se fala "átomo", "oxigênio", tais palavras são conceitos bem estruturados pelos alunos ou não?

    Sim , na minha opinião toda palavra é e tem um conceito , afinal ao meu ver o significado trás embutido o conceito. O que acontece é que há variabilidade de conceitos, dependendo do aprendizado de determinado individuo. Já quando se fala em átomo e oxigênio , aí é que o o conceito muda mesmo. A estruturação muitas vezes além de ser falha é de difícil compreensão por ser algo não muito palpável,o aprendizado de determinada coisa sempre é mais fácil quando se tem algo mais concreto em que se basear, o que não torna difícil ensinar, porém , é necessário uso de mecanismos e ferramentas mais elaboradas.

    3) Na etapa de organização do conhecimento qual o papel do professor e qual a relação com a problematização inicial? R: O papel do professor está relacionado a organização metodológica de conteúdos e conceitos , para que o aluno possa fazer correlação com seus próprios conceitos e assim estabelecer novos esquemas cognitivos .

    4) O que é a terceira etapa dos momentos pedagógicos?

    A terceira etapa consiste em: aplicação dos conceitos para resolução da problemática proposta na problematização inicial . Nessa etapa o papel do professor está diretamente ligado a proporcionar a os alunos atividades que os façam refletir e botar em pratica o conhecimento adquirido , explorando assim o potencial cognitivo.

    5) Há momentos pedagógicos no ensino, considerado como tradicional?

    Sim, por que o educador ainda é obrigado a praticamente transcrever o livro didático. Os professores por si só , não podem usar a seletividade de conteúdos. Vale lembrar que o docente é manipulado pelo tempo e prazos de entrega. Não digo que pontualidade seja em sua totalidade ruim , mas o tempo atribuído para novos momentos que não os tradicionais é mínimo.

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  3. 1) O que é fazer uma problematização inicial? Dê exemplos a respeito de como iniciar um conteúdo com uma problematização
    Problematização inicial é apresentar situações reais que os alunos vivenciam e conhecem e desafia-los a expor suas opiniões e entendimentos sobre essa situação, com o objetivo de fazer com que o próprio aluno perceba a necessidade de obter novos conhecimentos para conseguir compreender esta situação de forma mais adequada, que não deixam dúvidas como: o por que ela ocorre? Como ela ocorre? Por desta forma e não de outra forma? Um exemplo de problematização inicial é quando um professor chega em sala de aula e pergunta se alguém se acha parecido com seu pai ou sua mãe, em quais características é mais semelhante? Tem alguma característica que seu pai ou sua mãe não apresentam, mas que você e mais algum parente proximo apresentam? Você tem irmaõs eles são parecidos com você? Por que será que existem essas semelhanças ? E existem muitas diferenças, por que? Por certas características são presentes em boa parte da família e outras não?. E com base nesta situação familiar do dia-a-dia dos alunos trabalhar o conteúdo de genética: primeira e segunda Lei de Mendel, Recessividade e Dominância, Co-dominância e dominância incompleta entre outros.

    2) Toda palavra é um conceito? Quando, em sala de aula, se fala "átomo", "oxigênio", tais palavras são conceitos bem estruturados pelos alunos ou não?
    Para Vygotsky toda palavra utilizada em uma situção de estudo é considerada conceito.
    Toda palavra traz um conjunto de interpretações e informações acumuladas ao longo da aprendizagem, em geral, o aluno traz o conceito espontâneo que mediante discussões começam a abrir possibilidade para novas interpretações e inserção de novas palavras na compreesão deste conceito já existente, se tornando agora um conceito científico com ampla significação. Muitas vezes esse conceito espontâneo não é muito bem estruturado respondendo de forma superficial as situações, por isto a necessidade de se inserir o conceito científico.


    3) Na etapa de organização do conhecimento qual o papel do professor e qual a relação com a problematização inicial?Na organização do conhecimento o professor tem o papel de orientar, fazer a seleção dos conhecimentos a serem abordados, e transferir o conhecimento científico necessário para a compreensão dos temas tratados na situação problema. Na problematização inicial o professor tem o papel de diagnosticar o que os alunos sabem e pensam sobre a situação problema, e de organizar a discussão de forma que não acabe por fornecer explicações prontas, mas trabalhar em cima das interpretações dos estudantes. Ou seja o professor primeiramente identifica o que os alunos pensam e como tratam a situação problema, depois ele orienta as atividade de forma que o aluno começe a se relacionar com novos conceitos que venham a acrescentar novas informações e explicações ao problema inicial.

    4) O que é a terceira etapa dos momentos pedagógicos?Aplicação do conhecimento no qual o professor desenvolve atividade de forma que os alunos sejam capacitados a utilizar os conhecimentos científicos explorados na organizaçào do conhecimento para articular este conceito a novas situações que fazem parte da sua vida.

    5) Há momentos pedagógicos no ensino, considerado como tradicional?
    Acredito que não, pois no ensino tradicional o professor começa a aula direto no conteúdo científico sem partir de uma problematização que chame a atenção do aluno, para que ele depois possa fazer a relação do conhecimento científico como parte do seu cotidiano.Muitas vezes esse momento pedagógico não é trabalhado por falta de tempo e excesso de conteúdos obrigatórios, não sobrando tempo para o professor trabalhar o conteúdo de forma reflexiva.

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  4. Quando iniciamos um conteúdo com uma problematização inicial, propomos ao aluno uma situação que o desafia à desvendar, uma situação da sua realidade, como explicar sobre a osmose (membrana plasmática), podemos utilizar a "alface", quando temperamos a alface, ela mucha! "criem hipótese para explicar essa situação?", abrindo espaço para discussões com a finalidade de resolver essa situação. Esse é um jeito de iniciarmos esse conteúdo.
    Toda palavra pode ser um conceito, depende da forma que for posto esse conceito para o aluno, ele pode estruturar-lo bem ou não, pois são conceito abstratos, assim podendo haver dificuldade para entende-lo.
    O professor tem um importante papel na etapa de organização do conhecimento, pois é ele que planeja os conceitos e o conhecimento a serem trabalhados com a problematização inicial, e orienta a discussão, das explicações feitas pelos alunos, mostrando situações que talvez essa explicação não explica, e depois com o conceito os alunos possam evoluir esse conhecimento.
    A aplicação dos conhecimentos, consiste em capacitar os alunos a utilizar os conceitos científicos para criar explicações das situações que ocorrem em sua realidade.
    No ensino tradicional, o professor parte direto do conteúdo para os alunos, onde possibilita a "decoreba" do conteúdo e não uma aprendizagem que ele consiga relacionar a ciência, com aquilo que acontece em sua volta. Não havendo um momento pedagógico, uma reflexão e discussão de uma problemática do dia-a-dia, que relacione esse conteúdo com a realidade do aluno.

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  5. Problematização inicial nada mais é que iniciar uma aula trazendo questoes aos alunos de situações conhecidas e vivenciadas em seu dia-a-dia,isso irá instiga-los a expor seus conhecimentos,consequentemente ele irá criar sua propria discussao sobre o assunto e levantará novos questionamentos, o que se torna uma oportunidade ao proprio professor, saber qual é o grau de entendimento de seus alunos, levará a discussão novos conceitos e possibilidades e ainda tem a oportunidade de propiciar um raciocínio critico e mais amplo em sua sala de aula.
    uma palavra só se torna um conceito apartir so momento em que o aluno consegue defini-la, relaciona-la a outros conceitos e situações, e consegue dar sentido naquilo. É importante que a palavra seja representativa do conceito e que esteja presente quando for utilizada na interação.
    O professor tem o papel de relacionar e ensinar os conceitos científicos envolvidos na problematização inicial, para que ocorra uma melhor compreensão daquelas situações significativas.
    terceira etapa dos momentos pedagógicos é denominada de aplicação do conhecimento, que, destina-se a empregar o conhecimento do qual o estudante vem se apropriando para analisar e interpretar as situações propostas na problematização inicial e outras que possam ser explicadas e compreendidas pelo mesmo corpo de conhecimentos. nesta etapa o professor tem que estar preparado para capacitar seus alunos atraves de varios meios, a utilizar conceitos cientificos explorados na organização do conhecimento, na intenção de formá-los para articular constantemente a conceituação científica com situações que fazem parte de sua vivência.
    Em relação se há ou não momentos pedagógicos no ensino, considerados como tradicional, eu acredito que sim, e em número elevado. Pois professores ainda mantém a idéia de serem os donos do saber e seus alunos um recipiente de informações direcionadas a eles sendo obrigados apenas a assistir suas aulas,e aprender, não havendo discussões acerca de temas, problemáticas envolvidas, nem a participação dos próprios alunos.Outros professores, utilizam apenas o livro didático, se recusam a explicar e sanar dúvidas direcionando-as aos livros.

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  6. 1)Quando optamos por fazer uma problematização inicial, nós professores, estamos escolhendo entrar em um novo conteúdo a partir do que o aluno já sabe, onde utilizamos de situações reais vividas para exemplificar conceitos, fazendo com que eles exponham o que pensam sobre esse novo conteúdo, para que assim nós possamos corrigir conceitos equivocados. Um exemplo de problematização inicial foi a atividade que demos aos nossos alunos do PIBID no colégio Vargas semana passada. O assunto do filme era genética; e a partir daí pedimos que eles desenhassem, em uma folha sulfite seus avós maternos, paternos, seus pais e fizessem um auto-retrato. A partir da construção dessa atividade prática, alguns voluntários apresentaram as características de seus parentes mais próximos que caracterizavam sua herança genética do auto-retrato. Os alunos se perguntavam por que determinada característica vinha do avô materno, e outra da avó paterna, por exemplo. E a partir dessas dúvidas que eles tiveram, mesmo depois da aula ter sido dada, nós pudemos fazê-los compreender de forma mais clara como herdados as características de nossos parentes; porque determinada característica é dominante sobre a outra; quais as características mais comuns de acontecer; entre outras.

    2)De acordo com Vygotsky, toda palavra que é utilizada na condição de estudo é sim, considerada como conceito. Cada palavra traz consigo um significado, que a partir dele dá-se a interpretação dessa palavra, do seu verdadeiro significado e sua função dentro de um texto. É a partir do conhecimento das palavras que podemos construir novas interpretações, principalmente no âmbito escolar. Porém, quando você usa simplesmente a palavra como explicação de um conceito, para o aluno, se torna algo totalmente vago, pois ele é capaz de compreender conceitos a partir do momento que você exemplifica, torna interdisciplinar e ao mesmo tempo traz aquilo para o social dele, construindo junto com ele conceitos bem estruturados. De qualquer outra maneira o aluno não conseguirá definir conceitos partindo apenas das palavras.
    3)O professor, no processo de organização do conhecimento, tem papel de mediador do conhecimento. Ele dá a estrutura principal para o aluno, os conceitos científicos e sua inter-relação com o meio social; e a partir daí o aluno vai internalizar e formular seu próprio conhecimento. É o professor que precisa conhecer os conhecimentos prévios dos alunos, de forma a quebrar paradigmas considerados corretos pelos alunos.

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  7. CONTINUANDO:


    4)A terceira etapa dos momentos pedagógicos consiste na aplicação dos conceitos científicos a fim de contestar e ‘comprovar’ (ou não) as dúvidas da problemática inicial. Para que essa atividade tenha um resultado positivo, o professor precisa colocar os alunos para trabalhar, pensar e desenvolver seus raciocínios. É aí que entra as atividades práticas, que possibilitarão aos alunos compreender melhor determinados conceitos, aumentando seu potencial e desenvolvimento escolar.
    5)Sim. Acredito que a grande maioria dos professores, por falta de tempo tendo em vista que muitos se desdobram em jornadas diárias de trabalho manhã, tarde e noite, muitas vezes não sentem estímulo de preparar sua aula de forma diferente daquela que ele está acostumado a ministrar por 5/10 anos. Muitos se prendem ao livro didático de forma fiel, não aceitando nenhum outro modo de ministrar que não seja agarrada ao seu companheiro. Os prazos escolares são extremamente curtos e devem ser cumpridos com rigidez, uma vez que a pressão em si não vem da escola como direção e coordenação, e sim da secretaria de educação que exige tudo certo, no tempo estipulado por eles. A tradicionalidade em si do ensino, para mim, não está relacionada com o fato de o professor ser mais velho ou mais jovem, ou de repente com a especificidade de cada matéria, mas sim ao comportamento pro professor perante seus alunos. Ele precisa compreender que estar dentro de uma sala de aula, ensinando inúmeros alunos por dia é um processo que exige adaptação e aceitação ao que é novo, pois sabemos que os alunos são bastante antenados as mudanças sociais, e são essas mudanças que nós usamos como fonte de compreensão ao conteúdo científico.

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  8. 1) O que é fazer uma problematização inicial? Dê exemplos a respeito de como iniciar um conteúdo com uma problematização.
    Fazer uma problematização é trazer a vida dos alunos para dentro da sala de aula e porque não a sala de aula ser um lugar onde o cotidiano possa ser utilizado para aprender ou entender algum assunto. Seria como estudar o real e saber o porque ser importante entender aquilo, não apenas decorar formula e ciclos mas aprender a relação que possuem com a vida de cada dia.
    Um exemplo quando se explica osmose pode-se começar a falar de uma coisa simples como a salada o porquê que se tempera pouco antes de ingeri-la o porque dela murchar e então entrar na questão de osmose, soluto, solvente e méis hipotônicos, isotônicos. Outro exemplo é explicar genética a partir de uma doença que muitos da família até podem possuir fazendo com que os alunos tragam suas vivências para sala de aula assim o professor já vai introduzindo através da problematização, o tema em sim como o que são alelos, ou que doenças são recessivas ou não que estão ligadas ao sexo ou não o que são os genes , cromossomos, fenótipo e genótipo tudo isso a partir de um problema e junto com o problematização.

    2) Toda palavra é um conceito? Quando, em sala de aula, se fala "átomo", "oxigênio", tais palavras são conceitos bem estruturados pelos alunos ou não?
    Não se a pessoa não possuir pré conceitos a respeito ou pelo menos não esteja incluída dentro de um contexto a palavra é apenas o que ela mesma significa.
    Não a noção de átomo , oxigênio , são apenas palavras se estiverem em mente apenas como o átomo ou apenas como o oxigênio e não serem usadas dentro de uma discussão ou um contexto maior que apenas a palavra oxigênio sendo um gás e átomo como menor partícula isso não fará diferença é preciso ter noções profundas que possibilitem criar situações com esses termos e até contextos elaborados que possuam sentido.

    3) Na etapa de organização do conhecimento qual o papel do professor e qual a relação com a problematização inicial?
    O professor tem o papel de introduzir os conceitos ao qual ele quer que os alunos entendam e possibilite a discussãodentro de um planejamento, ele precisa conhecer muito bem os processos pelos quais pretende entrar, na problematização inicial ele deve jogar o problema que tenha familiaridade com o local ou que está por exemplo comentado no momento na atualidade, que irá preparar os alunos antes de realmente introduzir os conceitos científicos e que fará com que os educando se familiarize com os temas e então comece a romper de seus vulgares conhecimentos compreendendo o perfil cientifico e até apresentem a vontade de pesquisar mais a respeito do assunto abordado.

    4) O que é a terceira etapa dos momentos pedagógicos?
    Em outros momentos os alunos associaram a problematização que a partir dela passam a compreender conceitos e que fará com que passe a compreender de forma mais elaborada e significativa criando um mapa conceitual entre o que eles já possuíam e o que agora passam a conhecer. No terceiro momento o aluno utilizara desses conhecimentos para compreender e interpretar o problema inicial e outras situações que isso pode ser efetuada através de atividades criadas pelo professor, isso proporcionara ao aluno uma articulação do conhecimento onde ele conhece e aplica desenvolvendo seus potenciais científicos. Os alunos vão associar “perai isso aqui se liga com isso que já havíamos conversado “ formulando os conceitos claramente.


    5) Há momentos pedagógicos no ensino, considerado como tradicional?

    Ao que se diz ensino tradicional, desconheço tais momentos pedagógicos já que partindo de um problema inicial dinamizam os alunos e os incitem a participar já que são problemas que saíram do cotidiano que eles vivem. O ensino tradicional segue o seu processo que é o de cada dia o conhecimento chega da forma como ele é cientifico sem antes criar um problema ao qual instigue a participação ou interesse por parte dos alunos e os aproxime da ciência.

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  9. 1) O que é fazer uma problematização inicial? Dê exemplos a respeito de como iniciar um conteúdo com uma problematização.
    Ao fazer uma problematização inicial o professor apresenta ao aluno situações do seu cotidiano. O conteúdo da aula é apresentado a partir de algo que o aluno vivencia ou já vivenciou, mas que nunca parou para pensar o motivo daquilo acontecer e a forma como acontece. Exemplificando, antes de explicar o processo de osmose perguntar ao aluno: “Por que a salada quando preparada não deve ser temperada muito tempo antes de ser consumida?”. Ou então para explicar a condensação, ao se abordar o ciclo da água e a mudança dos estados físicos dessa, o ponto inicial pode ser a questão: “Por que o copo ‘sua’ quando colocamos líquido gelado nele?”.

    2) Toda palavra é um conceito? Quando, em sala de aula, se fala "átomo", "oxigênio", tais palavras são conceitos bem estruturados pelos alunos ou não?
    Sim, acredito que toda palavra seja um conceito ou até mais de um. Isso irá variar de indivíduo para indivíduo. Cada sujeito tem uma compreensão de cada palavra. No entanto isso não quer dizer que esse conceito seja bem estruturado ou esteja correto. Pode se dizer que a maioria esmagadora dos alunos não têm conceitos bem estruturados das palavras “átomo” e “oxigênio”.

    3) Na etapa de organização do conhecimento qual o papel do professor e qual a relação com a problematização inicial?
    No momento da organização do conhecimento o papel do professor é de planejar, organizar e desenvolver a atividade na qual o aluno irá se apropriar do conhecimento produzido pela Ciência, para isso o professor fará uso tanto de textos de divulgação científica como solicitará que o aluno produza narrativas utilizando tecnologias da informação e comunicação. A problematização inicial é o primeiro passo para se chegar à organização do conhecimento, ou seja, parte-se de algo que é familiar ao aluno para então se chegar à conceitos mais elaborados e complexos.

    4) O que é a terceira etapa dos momentos pedagógicos?
    A terceira etapa dos momentos pedagógicos consiste na aplicação, por parte do aluno, dos conceitos científicos construídos no momento da organização do conhecimento para explicar a situação apresentada durante a problematização inicial. Entretanto, neste momento, sem restringir-se àquilo que ele está familiarizado. A partir da utilização de textos com explicações de cunho científico o aluno terá um entendimento das situações que ocorrem em um âmbito mais global.

    5) Há momentos pedagógicos no ensino, considerado como tradicional?
    Não. No ensino considerado tradicional o professor apenas apresenta o conteúdo científico sem fazer qualquer correlação com o cotidiano e/ou a realidade vivida pelo aluno. E esse sem o auxílio do professor não consegue fazer a associação dos seus conceitos com aquilo que lhe é apresentado em sala de aula e muito menos desenvolver conceitos mais elaborados.

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  10. Bruno Barbosa

    1- no caso seria trazer problemas do dia-a-dia de cada aluno para que com isso eles possam assimilar o que vão estudar com o que eles vivem em seu dia corriqueiro, pois para muitos alunos algumas matérias não tem muito sentido com suas vidas fora da escola, portando trazer essa problematização para a sala de aula é algo que os deixam curiosos para entender. um bom exemplo seria trabalhar com os alunos questão de aulas práticas, exposição de maquetes, exibição de filmes e seriados entre outros, tendo assim uma interação entre o conteúdo e o que será exposto.

    2- Sim, se estes conceitos serão bem estruturados pelos alunos ou não isso irá depender do seu histórico de aprendizado, se determinados conceitos foram bem expostos pelo professor o aluno terá uma base teórica forte, por isso é sempre importante o professor embasar, dar uma revisada para os alunos para que assim eles possam estar totalmente a vontade para poder se comunicar com o professor.

    3- o professor vai ter um papel fundamental na construção e organização do conhecimento do aluno, pois é ele que vai dar todo aquele embasamento teórico e cientifico para seus alunos. Vai ser a partir da problematização inicial que o professor vai dar inicio a organização do conhecimento, sendo tratados assuntos do dia-a-dia dos alunos e tendo como uma base a organização do conhecimento que será passado aos mesmo de um modo com que eles possam assimilar com suas vidas fora da escola.

    4- nessa terceira etapa os alunos irão por em prática tudo o que aprenderam em sala de aula refletindo sobre os resultados dessas práticas, levantando hipóteses e discutindo duvidas com os professores.

    5- sim, muitas das vezes se não todas os professores são obrigados através de autoridades educacionais maiores a trabalhar com os alunos em um sistema "robótico" aonde o professor passa apenas o que está no seu plano de ensino, não expondo suas idéias de aulas mais interessantes para os alunos, pois os mesmos tem essa deficiência no âmbito escolar. trazer uma problematização e logo após fazer e tornar uma aula que seria corriqueira uma aula muito mais interessante e com a participação de todos os alunos, fazendo com que eles possam aprender melhor e associar com a sua vida fora da escola.

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  11. 1) Problematização inicial consiste em apresentar situações reias que fazem parte da vivência do aluno, no qual ele pode expor seus conhecimentos sobre o tema que será abordado. Para começar uma problematização, é preciso criar uma dúvida no aluno, que ele para e reflita como determinada situação funciona. Como por exemplo o por que que nasciam plantas altas, do cruzamento de plantas altas de ervilha com plantas baixas, e não nasciam plantas médias?!
    2) Toda palavra é sim um conceito. Ele nem sempre está bem estruturado, é aí que entra o professor, para reformular o conceito na forma correta, tendo como base o conceito original que o aluno tinha, somado a definição científica adequada, permitindo assim o pensamento sistematizado.
    3) O papel do professor durante a problematização é diagnosticar o que os alunos sabem e pensam sobre determinada situação, organizar uma discussão sobre o assunto, buscando o questionamento dos alunos. E depois disso, passar o conteúdo. Em suma, o papel professor é interar o conceito prévio que o aluno possui ao novo conceito.
    4) A terceira etapa é a aplicação do conhecimento, destinada a empregar o conhecimento do qual o aluno vem se apropriando para analisar e interpretar as situações propostas na problematização inicial e outras que possam ser explicadas e compreendidas envolvendo os mesmo conhecimentos.
    5) Há muitos momentos pedagógicos considerados como tradicionais, um exemplo é a amarra com o livro didático, onde o professor é obrigado a seguir aquela linha de pensamento, não podendo escolher os melhores temas para nortear sua prática.

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  12. 1-O que é fazer uma problematização inicial? Dê exemplos a respeito de como iniciar um conteúdo com uma problematização.
    Quando o professor faz uma problematização inicial,ele esta trazendo o dia a dia do aluno para dentro da sala de aula,tentando buscar o entendimento dos alunos sobre determinado assunto e fazendo com que ele busque e tenha necessidade de conhecimento sobre aquele conteúdo.Quando o aluno expõe seu conhecimento o professor pode aproveitar a situação para ter uma idéia de ate que ponto sabe,e desta forma podendo incentivar e aumentar seus conhecimentos a partir do que ele já expôs,através de exemplos do cotidiano do aluno,de perguntas,etc.,desta forma ficando de uma forma fácil a explicação de um determinado conteúdo.
    2) Toda palavra é um conceito? Quando, em sala de aula, se fala "átomo", "oxigênio", tais palavras são conceitos bem estruturados pelos alunos ou não?
    Sim,todas as palavras tem um conceito,tendo uma definição,o que varia é a maneira de entendimento de cada individuo.Pois a maioria dos alunos não possui um conceito bem estruturado sobre “oxigênio’’ ou “átomo”.
    3) Na etapa de organização do conhecimento qual o papel do professor e qual a relação com a problematização inicial?
    O professor tem um papel mediador do conhecimento,ele tem que relacionar os conceitos científicos com o meio social envolvendo na problematização inicial,fazendo com que o aluno possa ter um entendimento melhor e desta forma relacionando os seus conhecimentos prévios nas situações significativas.
    4) O que é a terceira etapa dos momentos pedagógicos?
    Significa fazer o aluno empregar,analisar e interpretar as situações que foram propostas através da problematização inicial.Fazendo com que os alunos desenvolva diversas atividades explorando a utilização de seus conhecimentos científicos.Desta forma o aluno pode relacionar o conceito cientifico com situações que fazem parte de suas vidas.
    5) Há momentos pedagógicos no ensino, considerado como tradicional?
    Sim,acho que a maioria dos ensinos são considerados tradicional.Pois existem professores que são escravos de livros,não querem seguir um outro tipo de ensino,apenas o que esta no livro é o certo e é o que os alunos vão aprender apenas o que esta ali,não buscas se aperfeiçoarem em outros caminhos de ensino.Os professores precisam ter mentes abertas,trazerem situações,problematização,atividades e práticas para que possa ter um entendimento melhor dos alunos e que eles possam expor seus conhecimentos e idéias sobre determinado conteúdo.Outros seguem o ensino tradicional por não terem tempo para preparar aulas,outros são professores mais velhos,as vezes nem sabe como inovar o ensino,desta forma seguindo o conteúdo sempre a risca,sem qualquer inovação.

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  13. 1) O que é fazer uma problematização inicial? Dê exemplos a respeito de como iniciar um conteúdo com uma problematização.

    Problematização inicial tem com objetivo incentivar o interesse do aluno pela aula e pelo novo conteúdo a ser estudado, é também a forma que professor tem de saber quais são os conceitos que os alunos já trazem do dia-a-dia do assunto a ser abordado. Ao abordar o conteúdo como a quebra do equilíbrio ambiental, uma problematização inicial a ser feita com os alunos, é se eles sabem pra onde vai o lixo que sai de suas casas, se a cidade tem um programa de reciclagem, o lixão esta perto de nascentes de rios, quais problemas acarretam o descarte incorreto do lixo, após todo este questionamento abordar o conteúdo pretendido.

    2) Toda palavra é um conceito? Quando, em sala de aula, se fala "átomo", "oxigênio", tais palavras são conceitos bem estruturados pelos alunos ou não?
    Na condição de estudo Vygotsky vê toda palavra como um conceito. Mas na minha visão para formar um conceito eu preciso ter uma explicação do assunto fazendo ligações com o conhecimento prévio existente formando assim um conceito. Quando abordado as palavras “átomo” e “oxigênio”, podem ser vistas como conceitos, mais não que estes conceitos trazidos pelos alunos estejam certos e se não há uma explicação previa pode apenas ser uma palavra e não um conceito.

    3) Na etapa de organização do conhecimento qual o papel do professor e qual a relação com a problematização inicial?
    O professor tem como papel introduzir o conhecimento, planejar e elaborar atividades tendo um planejamento prévio dos conceitos científicos a serem trabalhados com os alunos, pra poder conseguir elaborar a problematização inicial, pois esta não pode fugir do conteúdo a ser abordado em sala de aula.

    4) O que é a terceira etapa dos momentos pedagógicos?
    É etapa na qual o aluno tem que expor seus conhecimentos utilizando desde a problematização inicial, organização dos conceitos através do conteúdo abordado em sala e aplicação do conhecimento na pratica, questionando, investigando e vendo resultados para a problematização inicial.

    5) Há momentos pedagógicos no ensino, considerado como tradicional?
    Acredito que não, pois o ensino tradicional não leva o aluno a ter uma problematização, de questionar investigar, o ensino sendo tradicional já leva a pensar que o professor também é tradicional o qual dá sua aula seguindo fielmente o livro didático, sem estimular os alunos a fazerem uma relação interdisciplinar e social.

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  14. 1- Problematização inicial é em termos gerais, buscar o conhecimento prévio dos alunos, ou seja, instigá-los a falar o que sabem ou relacionam sobre o determinado assunto/tema, a partir de problemas/situações, apresentados pelo docente, do contexto que os próprios alunos estão inseridos. Exemplo: o professor deseja apresentar aos seus alunos o ciclo da água, assim inicia sua aula questionando-os se a água do mundo um dia poderá acabar, ou o porquê que a água do mundo nunca acabará? Como também poderá perguntar, por quê a água some de um determinado recipiente quando deixada por lá a muito tempo? Assim, os alunos irão começar a gerar hipóteses através daquilo que já sabem ou a partir se suas observações do cotidiano, e o educador poderá “sentir” e consequentemente saber de onde partir com o conteúdo para sua turma.
    2- Segundo a visão vygotskyana sim, porém este conceito pode ser espontâneo (aquilo que aluno entende em ser) e/ou científico (o significado real, ou científico da palavra). Primeiramente não, após o professor trazer novas ideias, possibilidade e discussões para os alunos, estes começarão a ver tais palavras com um novo sentido e se apropriarão destes, e assim as palavras se tornarão bem conceituadas e estruturadas.
    3- O professor deve colaborar para que haja a ruptura do conhecimento vulgar que o aluno possui, para que possa dar continuidade à interpretação dos fenômenos científicos, contudo, neste processo o educando não pode deixar de considerar o contexto que o aluno está inserido e aqueles conceitos espontâneos que o mesmo apresentou na problematização, ou seja, os primeiros conceitos dos alunos devem ser considerados para nortear o professor a trazer para esse aluno novas interpretações da Ciência.
    4- A terceira etapa dos momentos pedagógicos é a aplicação do conhecimento, a qual tem como objetivo “utilizar” o conhecimento que o aluno vem se apropriando durante o processo de aprendizagem desde a problematização inicial, para que este poça interpretar e analisar os questionamentos levantados por essa primeira etapa de aprendizagem.
    5- Em minha concepção, acredito que não haja momentos pedagógicos no ensino tradicional, pois neste, o professor não esta interessado em saber o que o aluno sabe ou não de determinado assunto; ele é o dono de todo o saber, e se ele não for, o livro didático é. Assim, no ensino tradicional o que vale é o que foi planejado, “não se pode” ter flexibilidade em talvez começa por determinado conteúdo que está mais coerente com a realidade da turma, mas sim por aquele que foi implantado pelo livro didático ou pela administração. Quando se tem momentos pedagógicos, o docente considera vários pontos da realidade de sua turma para escolher o conteúdo, e quando este é escolhido, o docente fará uma previsão do que seus alunos sabem a respeito e durante a mediação do ensino terá a responsabilidade de romper com os conhecimentos vulgares dos mesmos.

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  15. Resposta
    1) E apresentar situações do cotidiano do aluno que ele vivencie para que ele possa expor suas idéias e maneiras de solucionar ?redução da energia elétrica
    2)sim ?pq tudo depende do seu conhecimento pq cada um tem uma percepção diferente daquilo que esta sendo falado .
    3) os autores enfatizam que o papel do professor durante a problematizarão inicial e diagnosticar apena o que os estudantes sabem e pensam sobre uma determinada situação .E El que organiza a discussão ,não para fornecer explicações prontas mais sim para buscar um questionamento sobre o assunto .
    4)A terceira etapa dos momentos pedagógicos e denominada de aplicação do conhecimento destina se a empregar o conhecimento do qual o estudante vem se aprimorando para que ele a partir deste momento possa fazer uma análise mais critica sobre o assunto e assim possa aplicar o seu conhecimento na pratica do cotidiano .
    5)sim >pq na pratica nada mudo muito ate hoje na transição do conhecimento usando o quadro negro leituras em sala de aula há muitas discussão para que aja uma mudança na forma de ensino para que o faça mais atraente mais na minha opinião so e discussão mesmo pq na pratica nada vai mudar a curto prazo.

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