Filme: "Perdido em Marte".
The Martian. Um filme de Ridley Scott com grande elenco e que está para estrear na semana que vem! Segundo o crítico de cinema Pablo Villaça, é um filme que mistura "Náufrago" e "Apolo 13". Nesse filme, um astronauta (que também é botânico) vai a uma missão em Marte e acaba ficando sozinho por lá. Sua missão agora é outra: usar conhecimento científico para sobreviver até chegar o socorro (será que dá tempo?). A partir dessa estrutura de roteiro poderemos discutir: astrobiologia, conceitos científicos e popularização da Ciência e Tecnologia por meio da mídia e o papel do Ensino de Ciências no cotidiano.
Temos:
Grupo público no facebook:
https://www.facebook.com/groups/431396393709561/?fref=ts
https://www.facebook.com/groups/431396393709561/?fref=ts
Fã page no facebook:
https://www.facebook.com/pages/Cinema-ConsCi%C3%AAncia/840283452713456
Acompanhe a discussão de cada filme no canal do Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=YgbDgPa5gqg&feature=youtu.be
Seu comentário é importante e sugestões são bem vindas
https://www.youtube.com/watch?v=YgbDgPa5gqg&feature=youtu.be
Seu comentário é importante e sugestões são bem vindas
A princípio o filme foi construido a partir de uma história que se aproxima com a realidade de hoje, com a existência da NASA e suas relações de poder com os EUA.Conhecimentos astrobiológicos se fazem necessárias a partir do interesse a se pesquisar a a vida extraterrestre, mostrando que para além dos conhecimentos técnicos espaciais, é de supra importância conhecer antes mesmo de interagir com o meio, entendendo sua composição. Estudos mais recentes apontam a presença de água no planeta marte. Com o seu experimento realizado em terras marcianas, foi necessário um conhecimentos prévios para a realização do cultivo e batatas.O que é mais incrível e pensar se isso realmente poderia ter feito, e saber que a resposta é positiva. Já estudaram a riqueza dos minerais do solo de marte. Quem imaginaria que pegar suas próprias fezes para possibilitar que bactérias fixem o nitrogênio para que o cultivo seja realizado com sucesso.
ResponderExcluirNeste momento pensei, talvez um pouco vaijado: As batatam as estavam de certa forma conservadas por um período longo, com certeza de alguma forma modificada para aumentar esse período de duração para o consumo, será que em contato com um solo rico de minerais de marte talvez desconhecidos e até organismos ainda não constatados, não modificaria ou contaminaria este ambiente, trazendo organismo de outro planeta? Qual essa influência e relação de ida e vinda a terra, para o desenvolvimento de ambos os planetas?..
Sobre conceitos científicos apresentados, acredito que em relação a Ciências Biológicas foi o que mais se aproximou do meu entendimento, e facilita o entendimento por parte pessoas, já que se enfatizou deixou claro nas cenas esse procedimento, e a necessidade para se desenvolver. Quando se falava de física por exemplo pouco se entendia. Durante boa parte das cenas,também é de se desconfiar da resistência do homem em meio a tantos caos.
Fazendo um link dessa questão dos conceitos ciêntificos e o conhecimento da NASA, sua esquipe e os tripulantes da missão, acredito que ao mostrar ou entrar em relação com a população através de transmissões ao vivo que mobilizavam o mundo não demonstra o porque e para quem de se fazer a a missão. Os conhecimento e procedimentos ora, eram claros, ora eram omitidos para uma não revolta da população que ali queria saber da sobrevivência do tripulante. Apesar de ser um romance, se faz necessário pensar tanta Ciência, tecnologia e investimento para quem?.. Em perspectiva de dentro do filme, os conhecimentos eram restritos e cada vez mais limitados somente para os envolvidos com a NASA, buscando apenas o apoio da população, que estava ali ansiosa para saber se o homem chegou em marte e conseguiu voltar. Agora, De uma perspectiva do meu parecer em relação ao filme; mostra sim conceitos e possibilidade de uma vida em marte, de uma forma a se popolarizar a ciências para o nosso cotidiano, mas de forma demasiada o patriotismo no filme vence a ciência e ninguém se interessa (por falta de estimulo as vezes) e indaga os processos e os interesse, no qual foi realizado.
Apesar de ter criado muitas expectativas sobre o filme, me fez refletir sobre as perspectivas do Ensino de Ciências!
Vitor Cabral