FILME – “MATRIX”
Em um futuro próximo, Thomas Anderson, um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus e Trinity, Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.
OBJETIVO
Compreender os princípios biológicos do sistema sensorial desenvolvido pelas tecnologias de realidade virtual
PROCEDIMENTOS
Após vermos o filme será abordada uma discussão com os alunos sobre a tecnologia que havia no passado e a que temos hoje, como ocorreu essa evolução e como essa tecnologia tem nos afetado. Discutiremos um encontro de mundo, o mundo real, com o mundo inteligível assim como vimos no filme. Faremos questionamentos aos alunos para que eles possam refletir e questionar sobre a relação com o filme e a vida real.
- O Mundo a nossa volta é real ou apenas uma construção mental de nosso cérebro?
- Os jogos tecnológicos que estão a cada dia mais crescendo em nosso meio, estão relacionados a isso ou não?
Todas as respostas e questionamentos serão anotados.
Todas as respostas e questionamentos serão anotados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário