Um blog voltado para questões que envolvem a educação científica na formação de professores de Ciências e Biologia. Aqui você poderá se familiarizar com o trabalho feito pelo PIBID-BIO e encontrará produções que poderão lhe auxiliar na prática docente.
Não são raras as ocasiões em que o professor utiliza-se de vídeos em aulas de Ciências. Gostaria de saber o seguinte: O que vocês pensam a respeito das possibilidades da utilização de vídeos em aulas de Ciências / Biologia? Há limitações?
Eu acredita que a utilização de vídeos no ensino de ciência/biologia só vem contribuir com a aprendizagem significativa dos alunos. É preciso que nós, professores, associamos o cotidiano dos alunos ao conteúdo em sala, para que a compreensão e o interesse seja maior; e uma das formas desta associação é utilizar vídeos, filmes e documentários porque assim o aluno consegue enchergar com mais clareza aquilo que o professor deseja que ele aprenda, podendo ele mesmo (o aluno) fazer sua associação com o filme. Acredito que há limitações sim; eu não posso passar um filme qualquer para meus alunos, apenas porque o conteúdo está inserido naquele filme; é preciso avaliar as problemáticas que este filme pode causar, os pontos positivos que ele trará aos alunos, a idade apropriada para aquele filme, enfim.. não é simplesmente passar um filme que eu julguei 'interessante ao conteúdo' para todos os meus alunos, ainda mais quando são de faixas-etárias diferentes. É preciso sim, que tenha certo cuidado com a escolha do filme, principalmente para que não se torne interessantes para alguns alunos, e julgado 'idiota' por outros.
Filme... um grande recurso para uma metodologia de ensino... MAS se não utilizado da forma correta... um grande perigo... O filme por si só não traz a explicação do conteúdo, a contextualização com o cotidiano do aluno, não torna significativo o conhecimento, é preciso, pois, a intervenção do professor, a explicação, a esquematização, e outras formas metodológicas de ensino, afinal se para aprender o conteúdo apenas fosse necessário ver um filme, seria mais fácil construir e investir nos cinemas e produções cinematográficas do que nas escolas e nos professores.
Acredito que como tudo em uma sala de aula, a utilização do filme deve ser muito bem planejado e elaborado, deve-se pensar muito bem no objetivo que se busca alcançar ao passar este filme: se irá ser introdutório a determinado assunto ou se servirá como complemento ao tema tratado em sala ou ainda se servirá para relacionar o conteúdo trabalhado com o cotidiano dos alunos.. enfim é possível passar o filme em inúmeras ocasiões com um sem números de objetivos, o que não pode faltar é planejamento e reflexão desde a escolha do filme até a atividade que será realizada por conseguinte.
Acho interessantíssimo! Acredito que qualquer abordagem diferenciada de ensino, desde que bem fundamentada, é válida e extremamente importante. Hoje em dia tudo é muito rápido, muito interativo e nós (futuros) professores devemos buscar acompanhar esse ritmo que nos é imposto. Um filme, bem trabalhado, chama a atenção do aluno. Facilita a interação e a percepção, tornando certos assuntos mais "palpáveis". Penso que o limite é o professor quem deve determinar de acordo com a turma que irá trabalhar, lembrando sempre que bom senso e planejamento são fundamentais.
É um ótimo método de ensino,pois precisa ser planejado de uma forma que privilegiara o aluno em seu aprendizado.Além de ser um grande incentivo e chamar a atenção do aluno em um determinado conteudo.
Acho que a utilização de videos na sala de aula é importantíssimo para os alunos, pois muda a rotina que eles estão acostumados e facilita na hora de entender determinados conteúdos, de maneira que o aluno passa a fazer comparações com o seu dia a dia....Assim, esse projeto do PIBID tem tudo para fazer muito sucesso e aproximar a biologia, cada vez mais, da vida dos alunos... O que precisa ser feito é uma análise sobre o video, o conteúdo e as possíveis interpretações dos alunos para que a ideia não seja retorcida e sim muito aproveitada....Enfim, para que tudo ocorra bem é precisa de um bom planejamento!
Já fiz várias atividades com filmes,principalmente com desenho animado, os alunos gostaram muito, porém o empecilho é o tempo,pois as vezes tive que utilizar aulas de outros professores, então dependendo das atividades na escola nem cogito a possibilidade desta atividade. É uma atividade interessante que não está fora das minhas atividades pedagógicas, quando é possível utilizo.
Acredito que filmes são importantes ferramentas a serem usadas na sala de aula, mas o professor tem que estar bem preparado para fazer uso dessa ferramenta, pois o filme deve estar dentro do tema trabalhado na sala de aula e muitas vezes esse tema precisa estar claro no decorrer do filme por que os alunos podem não captar a mensagem que queremos passar. Vários alunos vêem a aula com filme, como se não tivesse aula, acham que o professor não preparou nada por isso está passando o filme, mas não, a aula com filme tem que ser bem preparada, pois o professor deve saber o que falar, antes, durando e depois, é necessário uma atividade para eles poderem fixar o conteúdo que foi tratado durando o filme e assim compreenderam melhor.
As possibilidades de utilização de filmes são inúmeras e do meu ponto de vista vêm sendo pouco ou incorretamente exploradas pela maioria dos professores. Talvez por ser algo pronto, alguns professores se esquecem que apenas o filme está pronto e direcionar o filme para o objetivo final depende apenas do professor. Só o filme não é suficiente para o aluno entender o conteúdo e saber aplicar do jeito completo e esperado. Quando o professor estuda, se dedica e realmente escolhe bem o filme, acredito que não há limites para se trabalhar. Digo, não há um tema sequer da biologia que não possa ser trabalhado com filmes. A maior parte dos aspectos necessários para que isso aconteça são de responsabilidade do professor, de suas habilidades, criatividade e competência. Com certeza, não se pode ignorar a estrutura física que envolve as atividades com filmes. Contudo, acredito que o filme é uma realidade muito presente dentro do ambiente escolar.
Assim como temos presenciado na execução do próprio programa, e como temos discutido e estudado sobre o devido tema, posso afirmar que a utilização de vídeo nas aulas de ciência/biologia é um bom recurso para atrair os alunos para a matéria, como também uma boa ferramenta para iniciar uma discussão crítica entre professores e alunos sobre determinado conteúdo/assunto. “Fugir” da rotina do quadro negro pode ser uma opção satisfatória tanto para os estudantes como para professores, porém deve-se tomar algumas precauções, pois passar um vídeo sem qualquer planejamento ou qualquer finalidade, não acrescentará nenhum conhecimento construtivo, assim como os alunos talvez não verão sentido no vídeo apresentado a eles.
filmes em aulas de Ciências/Biologia utilizados como recurso didático de processo de ensino aprendizagem dá ao professor um leque de possibilidades para que o conteúdo a ser ministrado seja significativo para o aluno. Passar um filme qualquer que não tenha possibilidades de uma fundamentação teórica aplicada a dado assunto, ou passar apenas o filme, não terá valia na construção de conhecimentos do aluno. Um bom planejamento e o desempenho do aluno conta muito para que a atividade seja bem sucedida e os objetivos alcançados.
MARIA RAMOS disse... Acredito que a utilização de vídeos na sala de aula vem contribuir com ensino aprendizagem dos alunos.O professor deve ser o mediador para a exploração do filme, mostrando os pontos mais importantes, relacionado com o conteúdo da disciplina de ciências/biologia. Para que ocorra uma boa discussão e reflexão a respeito do tema abordado,é uma ótima oportunidade de estimular a participação dos alunos, e com isso, despertar o interesse da turma, saindo da rotina de quadro negro e giz.Os filmes precisam ser adequados a turma e a idade dos alunos, com certas limitações. Só assim alcançara os objetivos e as metas, elaborando e analisando qual é o filme mais adequado relacionado com o contúdo naquele momentos.
Existem metodologias diversificadas e uma delas é a utilização de vídeos em sala de aula, creio que como professores devemos preparar para todas as maneiras de ensinar e essa é uma ferramenta que chama a atenção dos alunos, porém devemos mediar tal atividade, levá-los a analisar os vídeos de uma maneira mais crítica para contribuir com o seu ensino.
Eu creio que a utilzaçao dos videos em sala de aula, chama mais a atençao do aluno para o conteúdo.Mas para isto e preciso muito planejamento para que ocorra esta utilizaçao de video.E que nao ocorra a disperção deles do que realmente esta sendo tratado.
Ao meu ver, o uso de filmes em sala de aula é uma atividade muito boa, uma vez que seja utilizada de maneira correta. Um bom filme pode gerar muitas dúvidas na mente dos alunos e depois o professor pode explorar essas dúvidas e tornar assim sua aula muito mais atrativa.
Bom usar vídeos e filmes como material Didático é uma grande chave para o professor, especialmente para modificar as aulas que muitas vezes se tornam monótonas, e dessa forma chamar atenção e despertar interesse do aluno para o conteúdo através vídeo ou do filme, que fazem relação com o tema que estão estudando no momento, mas par utilizar desse método é preciso ter um bom planejamento, e por que não limites, pois no meu ponto de vista eu preciso por na balança a idade dos alunos em questão, a maneira q eu vou abordados, o que eles vão aproveitar do filme, através do assunto teórico discutido em sala e do seu conhecimento prévio.
Acredito ser muito válida a utilização de vídeos em aulas, principalmente em se tratando de aulas de Ciências ou Biologia. Os vídeos, entre eles filmes, documentários ou desenhos animados, podem despertar o interesse do aluno por determinado tema, assim como podem auxiliá-lo no entendimento do conteúdo. No entanto deve haver a preocupação com planejamento da exibição desses vídeos. Deve-se planejar o tempo despendido, o propósito, tentar prever de certa forma as dúvidas que possam ser geradas. Do contrário o resultado pode ser o inverso, isto é, pode gerar confusão e até desinteresse pela disciplina. Com certeza há limitações. Não se pode exibir um filme para cada aula ministrada. Nem este nem qualquer outro método que sirva de auxílio ao professor no ensino devem ser utilizados de forma desenfreada.
Penso que a utilização de vídeos é super valida e extremamente necessária. Sabe-se que em escolas publicas raramente os alunos tem acesso á laboratórios que os coloquem em contato com o animal ou fato estudado , portanto , o vídeo vem como uma ferramenta que possibilita esse aluno entrar em contato ao menos visual com a determinada questão. Se há limites? bem, o limite é atingido quando isso é utilizado como válvula de escapatória para o conteúdo. Vale lembrar que o vídeo é uma ajuda ao professor e não um barranco.
Eu acredita que a utilização de vídeos no ensino de ciência/biologia só vem contribuir com a aprendizagem significativa dos alunos. É preciso que nós, professores, associamos o cotidiano dos alunos ao conteúdo em sala, para que a compreensão e o interesse seja maior; e uma das formas desta associação é utilizar vídeos, filmes e documentários porque assim o aluno consegue enchergar com mais clareza aquilo que o professor deseja que ele aprenda, podendo ele mesmo (o aluno) fazer sua associação com o filme.
ResponderExcluirAcredito que há limitações sim; eu não posso passar um filme qualquer para meus alunos, apenas porque o conteúdo está inserido naquele filme; é preciso avaliar as problemáticas que este filme pode causar, os pontos positivos que ele trará aos alunos, a idade apropriada para aquele filme, enfim.. não é simplesmente passar um filme que eu julguei 'interessante ao conteúdo' para todos os meus alunos, ainda mais quando são de faixas-etárias diferentes. É preciso sim, que tenha certo cuidado com a escolha do filme, principalmente para que não se torne interessantes para alguns alunos, e julgado 'idiota' por outros.
Filme... um grande recurso para uma metodologia de ensino... MAS se não utilizado da forma correta... um grande perigo... O filme por si só não traz a explicação do conteúdo, a contextualização com o cotidiano do aluno, não torna significativo o conhecimento, é preciso, pois, a intervenção do professor, a explicação, a esquematização, e outras formas metodológicas de ensino, afinal se para aprender o conteúdo apenas fosse necessário ver um filme, seria mais fácil construir e investir nos cinemas e produções cinematográficas do que nas escolas e nos professores.
ResponderExcluirAcredito que como tudo em uma sala de aula, a utilização do filme deve ser muito bem planejado e elaborado, deve-se pensar muito bem no objetivo que se busca alcançar ao passar este filme: se irá ser introdutório a determinado assunto ou se servirá como complemento ao tema tratado em sala ou ainda se servirá para relacionar o conteúdo trabalhado com o cotidiano dos alunos.. enfim é possível passar o filme em inúmeras ocasiões com um sem números de objetivos, o que não pode faltar é planejamento e reflexão desde a escolha do filme até a atividade que será realizada por conseguinte.
ResponderExcluirAcho interessantíssimo!
ResponderExcluirAcredito que qualquer abordagem diferenciada de ensino, desde que bem fundamentada, é válida e extremamente importante.
Hoje em dia tudo é muito rápido, muito interativo e nós (futuros) professores devemos buscar acompanhar esse ritmo que nos é imposto. Um filme, bem trabalhado, chama a atenção do aluno. Facilita a interação e a percepção, tornando certos assuntos mais "palpáveis".
Penso que o limite é o professor quem deve determinar de acordo com a turma que irá trabalhar, lembrando sempre que bom senso e planejamento são fundamentais.
É um ótimo método de ensino,pois precisa ser planejado de uma forma que privilegiara o aluno em seu aprendizado.Além de ser um grande incentivo e chamar a atenção do aluno em um determinado conteudo.
ResponderExcluirAcho que a utilização de videos na sala de aula é importantíssimo para os alunos, pois muda a rotina que eles estão acostumados e facilita na hora de entender determinados conteúdos, de maneira que o aluno passa a fazer comparações com o seu dia a dia....Assim, esse projeto do PIBID tem tudo para fazer muito sucesso e aproximar a biologia, cada vez mais, da vida dos alunos...
ResponderExcluirO que precisa ser feito é uma análise sobre o video, o conteúdo e as possíveis interpretações dos alunos para que a ideia não seja retorcida e sim muito aproveitada....Enfim, para que tudo ocorra bem é precisa de um bom planejamento!
Já fiz várias atividades com filmes,principalmente com desenho animado, os alunos gostaram muito, porém o empecilho é o tempo,pois as vezes tive que utilizar aulas de outros professores, então dependendo das atividades na escola nem cogito a possibilidade desta atividade.
ResponderExcluirÉ uma atividade interessante que não está fora das minhas atividades pedagógicas, quando é possível utilizo.
Acredito que filmes são importantes ferramentas a serem usadas na sala de aula, mas o professor tem que estar bem preparado para fazer uso dessa ferramenta, pois o filme deve estar dentro do tema trabalhado na sala de aula e muitas vezes esse tema precisa estar claro no decorrer do filme por que os alunos podem não captar a mensagem que queremos passar.
ResponderExcluirVários alunos vêem a aula com filme, como se não tivesse aula, acham que o professor não preparou nada por isso está passando o filme, mas não, a aula com filme tem que ser bem preparada, pois o professor deve saber o que falar, antes, durando e depois, é necessário uma atividade para eles poderem fixar o conteúdo que foi tratado durando o filme e assim compreenderam melhor.
As possibilidades de utilização de filmes são inúmeras e do meu ponto de vista vêm sendo pouco ou incorretamente exploradas pela maioria dos professores. Talvez por ser algo pronto, alguns professores se esquecem que apenas o filme está pronto e direcionar o filme para o objetivo final depende apenas do professor. Só o filme não é suficiente para o aluno entender o conteúdo e saber aplicar do jeito completo e esperado. Quando o professor estuda, se dedica e realmente escolhe bem o filme, acredito que não há limites para se trabalhar. Digo, não há um tema sequer da biologia que não possa ser trabalhado com filmes. A maior parte dos aspectos necessários para que isso aconteça são de responsabilidade do professor, de suas habilidades, criatividade e competência. Com certeza, não se pode ignorar a estrutura física que envolve as atividades com filmes. Contudo, acredito que o filme é uma realidade muito presente dentro do ambiente escolar.
ResponderExcluirAssim como temos presenciado na execução do próprio programa, e como temos discutido e estudado sobre o devido tema, posso afirmar que a utilização de vídeo nas aulas de ciência/biologia é um bom recurso para atrair os alunos para a matéria, como também uma boa ferramenta para iniciar uma discussão crítica entre professores e alunos sobre determinado conteúdo/assunto. “Fugir” da rotina do quadro negro pode ser uma opção satisfatória tanto para os estudantes como para professores, porém deve-se tomar algumas precauções, pois passar um vídeo sem qualquer planejamento ou qualquer finalidade, não acrescentará nenhum conhecimento construtivo, assim como os alunos talvez não verão sentido no vídeo apresentado a eles.
ResponderExcluirfilmes em aulas de Ciências/Biologia utilizados como recurso didático de processo de ensino aprendizagem dá ao professor um leque de possibilidades para que o conteúdo a ser ministrado seja significativo para o aluno. Passar um filme qualquer que não tenha possibilidades de uma fundamentação teórica aplicada a dado assunto, ou passar apenas o filme, não terá valia na construção de conhecimentos do aluno. Um bom planejamento e o desempenho do aluno conta muito para que a atividade seja bem sucedida e os objetivos alcançados.
ResponderExcluirMARIA RAMOS disse...
ResponderExcluirAcredito que a utilização de vídeos na sala de aula vem contribuir com ensino aprendizagem dos alunos.O professor deve ser o mediador para a exploração do filme, mostrando os pontos mais importantes, relacionado com o conteúdo da disciplina de ciências/biologia. Para que ocorra uma boa discussão e reflexão a respeito do tema abordado,é uma ótima oportunidade de estimular a participação dos alunos, e com isso, despertar o interesse da turma, saindo da rotina de quadro negro e giz.Os filmes precisam ser adequados a turma e a idade dos alunos, com certas limitações. Só assim alcançara os objetivos e as metas, elaborando e analisando qual é o filme mais adequado relacionado com o contúdo naquele momentos.
Existem metodologias diversificadas e uma delas é a utilização de vídeos em sala de aula, creio que como professores devemos preparar para todas as maneiras de ensinar e essa é uma ferramenta que chama a atenção dos alunos, porém devemos mediar tal atividade, levá-los a analisar os vídeos de uma maneira mais crítica para contribuir com o seu ensino.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEu creio que a utilzaçao dos videos em sala de aula, chama mais a atençao do aluno para o conteúdo.Mas para isto e preciso muito planejamento para que ocorra esta utilizaçao de video.E que nao ocorra a disperção deles do que realmente esta sendo tratado.
ResponderExcluirAo meu ver, o uso de filmes em sala de aula é uma atividade muito boa, uma vez que seja utilizada de maneira correta. Um bom filme pode gerar muitas dúvidas na mente dos alunos e depois o professor pode explorar essas dúvidas e tornar assim sua aula muito mais atrativa.
ResponderExcluirBom usar vídeos e filmes como material Didático é uma grande chave para o professor, especialmente para modificar as aulas que muitas vezes se tornam monótonas, e dessa forma chamar atenção e despertar interesse do aluno para o conteúdo através vídeo ou do filme, que fazem relação com o tema que estão estudando no momento, mas par utilizar desse método é preciso ter um bom planejamento, e por que não limites, pois no meu ponto de vista eu preciso por na balança a idade dos alunos em questão, a maneira q eu vou abordados, o que eles vão aproveitar do filme, através do assunto teórico discutido em sala e do seu conhecimento prévio.
ResponderExcluirAcredito ser muito válida a utilização de vídeos em aulas, principalmente em se tratando de aulas de Ciências ou Biologia. Os vídeos, entre eles filmes, documentários ou desenhos animados, podem despertar o interesse do aluno por determinado tema, assim como podem auxiliá-lo no entendimento do conteúdo.
ResponderExcluirNo entanto deve haver a preocupação com planejamento da exibição desses vídeos. Deve-se planejar o tempo despendido, o propósito, tentar prever de certa forma as dúvidas que possam ser geradas. Do contrário o resultado pode ser o inverso, isto é, pode gerar confusão e até desinteresse pela disciplina.
Com certeza há limitações. Não se pode exibir um filme para cada aula ministrada. Nem este nem qualquer outro método que sirva de auxílio ao professor no ensino devem ser utilizados de forma desenfreada.
Penso que a utilização de vídeos é super valida e extremamente necessária. Sabe-se que em escolas publicas raramente os alunos tem acesso á laboratórios que os coloquem em contato com o animal ou fato estudado , portanto , o vídeo vem como uma ferramenta que possibilita esse aluno entrar em contato ao menos visual com a determinada questão. Se há limites? bem, o limite é atingido quando isso é utilizado como válvula de escapatória para o conteúdo. Vale lembrar que o vídeo é uma ajuda ao professor e não um barranco.
ResponderExcluir