Um blog voltado para questões que envolvem a educação científica na formação de professores de Ciências e Biologia. Aqui você poderá se familiarizar com o trabalho feito pelo PIBID-BIO e encontrará produções que poderão lhe auxiliar na prática docente.
O que mais me chamou atenção no artigo foi a importância dada no planejamento de aulas envolvendo apresentação de filmes; trabalhar com este recurso sem o devido conhecimento do tema abordado e de metodologias que melhor tratem das discussões que se pretende fazer posteriormente, faz com que a proposta se perca. Preparar um guia/planejamento, que norteie e estruture melhor a aula durante a exibição do filme e após esta, torna o ensino eficaz e impede que o professor se perca nos seus objetivos, além de dirigir melhor os alunos para os assuntos que se pretende problematizar. Criar questionários, atividades, determinar tempo para discussões e diálogos, jogos, debates, entre outros são fundamentais para que os alunos possam enxergar para além do filme e assim criar o hábito de refletir sobre o que veem tanto no cinema quanto na vida em sociedade, tendo habilidade para pensar e dialogar de maneira racional e crítica o mundo em que vivem.
O texto aborda a possibilidade de fazer o uso do cinema/filme para trabalhar com o ensino de ciências. É muito interessante, pois o uso de filmes aumenta as opções de materiais disponíveis ao professor para que possa utilizá-los no processo de ensino-aprendizagem. A formulação de um guia para orientar o professor durante o trabalho com o filme ajuda-o no cumprimento de seus objetivos quanto ao ensino através de filmes.
Entrando em discussões sobre a positividade do trabalho com o cinema, existe a parte negativa a qual podemos tomar como exemplo o filme "Tá chovendo hamburguer" pois se o professor não tem base teorica de como tratar o assunto. O personagem é mostrado como um "cientista maluco", o proprio padrão de imagens ultizado para essa retratação. A maior intenção em apresentar esse filme seria para comparar o cientista real e o "animado".. uma otima forma de fazer com que os alunos pensem criticamente sobre essa profissão. Trabalhar com cinema pode sim ser muito eficaz para discussões, e uma forma que talvez chame mais a atenção dos alunos, porém vemos que se não houver uma base teorica e um exercicio anterior de dialogo e discussão, acaba ficando vago e é "só mais um dia que o professor não deu aula". E esse texto no mostra um guia de como orientar os alunos a tirarem suas próprias conclusões durante o filme, sem que ocorra a intervenção do professor na fala do aluno, a distração, que aparentemente são coisas que impedem com que a ideia principal chegue ao aluno. Utilizar as ideias desse texto para um proximo trabalho seria de boa ajuda pois nos norteia sobre como articular as discussões e acabar chegando na ideia real que o professor que passar.
O texto tem como objetivo de materiais para trabalhar com o ensino. Servindo de grande valia ao professor tendo a possibilidade do professor interagir mais com os alunos abordando os temas a serem discutidos , e as aulas não ficando tão cansativas. Até para os alunos entenderem melhor. Letícia kovalski nunes
O texto tem como objetivo de materiais para trabalhar com o ensino. Servindo de grande valia ao professor tendo a possibilidade do professor interagir mais com os alunos abordando os temas a serem discutidos , e as aulas não ficando tão cansativas. Até para os alunos entenderem melhor. Letícia kovalski nunes
O cinema como ferramenta de ensino é uma proposta de incentivo a aprendizagem, podendo ser eficaz se utilizado da maneira correta. O filme “Tá chovendo hambúrguer” traz uma abordagem a temas significativos como produção de alimento, de lixo e a natureza da ciência, questões importantes para conscientização dos alunos; o espaço de debate proposto é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico de cada aluno. Tanielen Poloni
A passagem de filmes requer um grande preparo do professor, começando pela escolha, tendo em vista um tema relacionado ao conteúdo tratado em sala, em seguida ter um bom planejamento, é necessario que o professor compreenda o contexto do filme, e promova a reflexões, destacando pontos principais, para uma melhor discussão em sala. A utilização desse método é de suma importância, pois podemos encontrar " riquezas " em cada filme, me admirei ao ver a quantidade de assuntos que podemos destacar para um debate em sala. A utilização de filmes é importante também pois prendem mais atenção dos alunos, fazendo-os compreender melhor o conteúdo, e os incentivando a leituras mais complexas sobre assuntos abordados, contribuindo para a formação do senso crítico tornando-os aptos a discutir temas polêmicos como cidadãos conscientes e de seus deveres e direitos.
Com a leitura do texto, podemos concluir que assim como as aulas teóricas e as aulas práticas, o cinema junto com a aula teórica possuem uma certa ligação, pois participam de maneira positiva na compreensão e participação dos alunos em sala de aula, ajudando no lado crítico de cada aluno. Neste, evidencia que para o professor aderir essa didática em sala, é necessário também que haja um certo conhecimento de sua parte, para poder inicializar a discussão e também poder escolher de maneira correta um filme com o assunto que abordam cotidianamente. O artigo é um exemplo de como abordaram o filme "Ta chovendo Hambúrguer" em sala de aula, pois abrange o assuntos do tipo alimentos, ciências e tecnologia, focalizando na evolução do conhecimento e a ambição do ser humano, ao qual por consequência do uso abusivo destas, há uma consequência devastadora à cidade a qual pertencem, e através disso podemos lançar a pergunta: Estaríamos usando a tecnologia realmente ao nosso favor? ou encaminhando-a a uma futura destruição? Finalizando, o artigo também servirá como uma ajuda a quem futuramente for criar uma aula, objetivando pontos ao qual podemos inserir em sala de aula, e em futuros debates.
O artigo valoriza a utilização dos filmes como recurso pedagógico, com o objetivo de construir um pensamento crítico acerca dos temas que serão trabalhados. O mais importante para o professor é o planejamento e o presente artigo trás um guia para a animação "Tá Chovendo Hambúrguer". O guia de atividades é de suma importância, pois sem uma preparação anterior, a aplicação do filme se torna inútil. Com o guia o professor pode destacar apenas os pontos de relevância da animação, guiando os alunos aos objetivos.
O artigo nos mostra que os filmes podem ser ótimos recursos didáticos promovendo o ensino-aprendizagem dos alunos referente aos conteúdos trabalhados em sala de aula. No entanto, se observa que para alcançar tal objetivo é necessário que o professor planeje e conheça previamente os conteúdos dos filmes que serão exibidos afim de que oriente a linha de raciocínio dos discentes para a reflexão crítica dos temas abordados e consequentemente não se perca resultando em um ensino vago. Além disso, outro fator pertinente a ser discutido é a necessidade de instigar a percepção prévia do sujeito quanto aos assuntos que serão transmitidos no filme através de questionários assim como a elaboração de suas próprias observações e reflexões que servirão como guia para discussões posteriores. Com o filme "Tá chovendo hambúrguer" o professor pode chamar a atenção dos alunos quanto a diversas questões da sociedade trabalhando assim aspectos positivos e negativos referente a ciência e tecnologia dentre outras abordagens. Diante disso, conclui-se que os recursos audiovisuais é um ensino lúdico que quando planejado e abordado de forma correta prende a atenção e gera um aprendizado significativo nos alunos atendendo aos objetivos propostos.
O artigo nos mostra o valor da utilização dos filmes comerciais, os quais podem se destacar em muitos momentos como um precioso auxilio pedagógico no contexto educacional, onde o objetivo é construir juntamente com a prática de articular o cinema ao ensino, e ressaltar a procura por diferentes métodos que possam valorizar o lúdico, onde os filmes possuem poderosos recursos audiovisuais, que quando utilizados de modo correto, podem gerar excelentes experiências de aprendizado, as quais ainda podem envolver as emoções, desenvolvendo a aprendizagem afetiva. A prática da projeção de filmes em instituições de ensino, deve estar fundamentada no planejamento, o professor deve conhecer o conteúdo do filme a ser exibido para que possa selecionar os trechos, as cenas ou os elementos que expressem o conteúdo pedagógico proposto, de modo a apontar estes itens durante a execução do filme, desta forma evitam surpresas desagradáveis devido ao desconhecimento do conteúdo exibido, evitam a perda do planejamento ao projetar um conteúdo inapropriado a um determinado público ou fora da temática em questão. A preparação dos alunos para o filme também é parte do planejamento e, assim, a sala de aula deve ser aproveitada como local para comentários prévios em relação aos temas que serão abordados no filme em questão e a sua associação com o conteúdo programático. Desse modo, professor e estudantes tiram o melhor proveito da atividade proposta. O filme “Tá chovendo hambúrguer” tem à sua temática, que mostrou potencialidades nas diversas abordagens de matérias científicas e tecnológicas pertinentes ao ensino de ciências e biologia, como os excessos na produção e o desperdício de alimentos, a geração de lixo, os exageros na ingestão alimentar e as suas implicações na saúde, além da natureza da ciência. É pertinente registrar a presença de questões que levavam a impasses, dilemas e dúvidas necessários para o desenvolvimento de uma educação científica. Dessa maneira, além da aprendizagem dos conteúdos curriculares, a associação dos temas relacionados no filme com o ensino de ciências poderá favorecer a construção de um pensamento mais crítico, habilitando-o a argumentar sobre os temas relacionados à tecnologia, às mudanças ambientais, à produção de alimentos, dentre outros, mostrados no filme e que afetam substancialmente o modo como vivemos na sociedade atual.
O texto é bem interessante, ele demonstra de uma forma simples como a utilização de filmes nas atividades pedagógicas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, alem de suscitar discussões pertinentes em sala de aula. O autor deixa claro como essa ferramenta deve estar de acordo com o conteúdo a ser trabalhado pelo professor com seus alunos. O educador deve estabelecer uma ponte entre a ferramenta utilizada e assuntos importantes para formação dos alunos enquanto cidadãos críticos, que possam ser capazes de observar e problematizar a realidade em que vivemos.
A utilização de filmes em sala de aula contribui positivamente para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. No entanto, para essa contribuição seja realmente positiva, é preciso que, primeiro: o conteúdo do filme esteja relacionado com o o conteúdo trabalhado pelo professor. Segundo: que a passagem do filme não seja apenas uma aula diferenciada e sim, que promova discussões e debates, de modo a formar os alunos de forma crítica a respeito do conteúdo. E por fim, que para a utilização dessa ferramenta (filmes) o professor tem de estar preparado e organizado.
O que mais me chamou atenção no artigo foi a importância dada no planejamento de aulas envolvendo apresentação de filmes; trabalhar com este recurso sem o devido conhecimento do tema abordado e de metodologias que melhor tratem das discussões que se pretende fazer posteriormente, faz com que a proposta se perca. Preparar um guia/planejamento, que norteie e estruture melhor a aula durante a exibição do filme e após esta, torna o ensino eficaz e impede que o professor se perca nos seus objetivos, além de dirigir melhor os alunos para os assuntos que se pretende problematizar. Criar questionários, atividades, determinar tempo para discussões e diálogos, jogos, debates, entre outros são fundamentais para que os alunos possam enxergar para além do filme e assim criar o hábito de refletir sobre o que veem tanto no cinema quanto na vida em sociedade, tendo habilidade para pensar e dialogar de maneira racional e crítica o mundo em que vivem.
ResponderExcluirO texto aborda a possibilidade de fazer o uso do cinema/filme para trabalhar com o ensino de ciências. É muito interessante, pois o uso de filmes aumenta as opções de materiais disponíveis ao professor para que possa utilizá-los no processo de ensino-aprendizagem. A formulação de um guia para orientar o professor durante o trabalho com o filme ajuda-o no cumprimento de seus objetivos quanto ao ensino através de filmes.
ResponderExcluirEunatã Gonçalo
Entrando em discussões sobre a positividade do trabalho com o cinema, existe a parte negativa a qual podemos tomar como exemplo o filme "Tá chovendo hamburguer" pois se o professor não tem base teorica de como tratar o assunto. O personagem é mostrado como um "cientista maluco", o proprio padrão de imagens ultizado para essa retratação. A maior intenção em apresentar esse filme seria para comparar o cientista real e o "animado".. uma otima forma de fazer com que os alunos pensem criticamente sobre essa profissão. Trabalhar com cinema pode sim ser muito eficaz para discussões, e uma forma que talvez chame mais a atenção dos alunos, porém vemos que se não houver uma base teorica e um exercicio anterior de dialogo e discussão, acaba ficando vago e é "só mais um dia que o professor não deu aula". E esse texto no mostra um guia de como orientar os alunos a tirarem suas próprias conclusões durante o filme, sem que ocorra a intervenção do professor na fala do aluno, a distração, que aparentemente são coisas que impedem com que a ideia principal chegue ao aluno.
ResponderExcluirUtilizar as ideias desse texto para um proximo trabalho seria de boa ajuda pois nos norteia sobre como articular as discussões e acabar chegando na ideia real que o professor que passar.
Stephani J Tasso
O texto tem como objetivo de materiais para trabalhar com o ensino. Servindo de grande valia ao professor tendo a
ResponderExcluirpossibilidade do professor interagir mais com os alunos abordando os temas a serem discutidos , e as aulas não ficando tão cansativas. Até para os alunos entenderem melhor.
Letícia kovalski nunes
O texto tem como objetivo de materiais para trabalhar com o ensino. Servindo de grande valia ao professor tendo a
ResponderExcluirpossibilidade do professor interagir mais com os alunos abordando os temas a serem discutidos , e as aulas não ficando tão cansativas. Até para os alunos entenderem melhor.
Letícia kovalski nunes
O cinema como ferramenta de ensino é uma proposta de incentivo a aprendizagem, podendo ser eficaz se utilizado da maneira correta. O filme “Tá chovendo hambúrguer” traz uma abordagem a temas significativos como produção de alimento, de lixo e a natureza da ciência, questões importantes para conscientização dos alunos; o espaço de debate proposto é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico de cada aluno.
ResponderExcluirTanielen Poloni
A passagem de filmes requer um grande preparo do professor, começando pela escolha, tendo em vista um tema relacionado ao conteúdo tratado em sala, em seguida ter um bom planejamento, é necessario que o professor compreenda o contexto do filme, e promova a reflexões, destacando pontos principais, para uma melhor discussão em sala.
ResponderExcluirA utilização desse método é de suma importância, pois podemos encontrar " riquezas " em cada filme, me admirei ao ver a quantidade de assuntos que podemos destacar para um debate em sala. A utilização de filmes é importante também pois prendem mais atenção dos alunos, fazendo-os compreender melhor o conteúdo, e os incentivando a leituras mais complexas sobre assuntos abordados, contribuindo para a formação do senso crítico tornando-os aptos a discutir temas polêmicos como cidadãos conscientes e de seus deveres e direitos.
Talita Ribeiro
Com a leitura do texto, podemos concluir que assim como as aulas teóricas e as aulas práticas, o cinema junto com a aula teórica possuem uma certa ligação, pois participam de maneira positiva na compreensão e participação dos alunos em sala de aula, ajudando no lado crítico de cada aluno.
ResponderExcluirNeste, evidencia que para o professor aderir essa didática em sala, é necessário também que haja um certo conhecimento de sua parte, para poder inicializar a discussão e também poder escolher de maneira correta um filme com o assunto que abordam cotidianamente. O artigo é um exemplo de como abordaram o filme "Ta chovendo Hambúrguer" em sala de aula, pois abrange o assuntos do tipo alimentos, ciências e tecnologia, focalizando na evolução do conhecimento e a ambição do ser humano, ao qual por consequência do uso abusivo destas, há uma consequência devastadora à cidade a qual pertencem, e através disso podemos lançar a pergunta: Estaríamos usando a tecnologia realmente ao nosso favor? ou encaminhando-a a uma futura destruição?
Finalizando, o artigo também servirá como uma ajuda a quem futuramente for criar uma aula, objetivando pontos ao qual podemos inserir em sala de aula, e em futuros debates.
Sarah Grazia.
O artigo valoriza a utilização dos filmes como recurso pedagógico, com o objetivo de construir um pensamento crítico acerca dos temas que serão trabalhados. O mais importante para o professor é o planejamento e o presente artigo trás um guia para a animação "Tá Chovendo Hambúrguer". O guia de atividades é de suma importância, pois sem uma preparação anterior, a aplicação do filme se torna inútil. Com o guia o professor pode destacar apenas os pontos de relevância da animação, guiando os alunos aos objetivos.
ResponderExcluirNathalie Dilon
O artigo nos mostra que os filmes podem ser ótimos recursos didáticos promovendo o ensino-aprendizagem dos alunos referente aos conteúdos trabalhados em sala de aula. No entanto, se observa que para alcançar tal objetivo é necessário que o professor planeje e conheça previamente os conteúdos dos filmes que serão exibidos afim de que oriente a linha de raciocínio dos discentes para a reflexão crítica dos temas abordados e consequentemente não se perca resultando em um ensino vago. Além disso, outro fator pertinente a ser discutido é a necessidade de instigar a percepção prévia do sujeito quanto aos assuntos que serão transmitidos no filme através de questionários assim como a elaboração de suas próprias observações e reflexões que servirão como guia para discussões posteriores. Com o filme "Tá chovendo hambúrguer" o professor pode chamar a atenção dos alunos quanto a diversas questões da sociedade trabalhando assim aspectos positivos e negativos referente a ciência e tecnologia dentre outras abordagens. Diante disso, conclui-se que os recursos audiovisuais é um ensino lúdico que quando planejado e abordado de forma correta prende a atenção e gera um aprendizado significativo nos alunos atendendo aos objetivos propostos.
ResponderExcluirDanny Ellen Meireles Leme
O artigo nos mostra o valor da utilização dos filmes comerciais, os quais podem se destacar em muitos momentos como um precioso auxilio pedagógico no contexto educacional, onde o objetivo é construir juntamente com a prática de articular o cinema ao ensino, e ressaltar a procura por diferentes métodos que possam valorizar o lúdico, onde os filmes possuem poderosos recursos audiovisuais, que quando utilizados de modo correto, podem gerar excelentes experiências de aprendizado, as quais ainda podem envolver as emoções, desenvolvendo a aprendizagem afetiva. A prática da projeção de filmes em instituições de ensino, deve estar fundamentada no planejamento, o professor deve conhecer o conteúdo do filme a ser exibido para que possa selecionar os trechos, as cenas ou os elementos que expressem o conteúdo pedagógico proposto, de modo a apontar estes itens durante a execução do filme, desta forma evitam surpresas desagradáveis devido ao desconhecimento do conteúdo exibido, evitam a perda do planejamento ao projetar um conteúdo inapropriado a um determinado público ou fora da temática em questão. A preparação dos alunos para o filme também é parte do planejamento e, assim, a sala de aula deve ser aproveitada como local para comentários prévios em relação aos temas que serão abordados no filme em questão e a sua associação com o conteúdo programático. Desse modo, professor e estudantes tiram o melhor proveito da atividade proposta. O filme “Tá chovendo hambúrguer” tem à sua temática, que mostrou potencialidades nas diversas abordagens de matérias científicas e tecnológicas pertinentes ao ensino de ciências e biologia, como os excessos na produção e o desperdício de alimentos, a geração de lixo, os exageros na ingestão alimentar e as suas implicações na saúde, além da natureza da ciência. É pertinente registrar a presença de questões que levavam a impasses, dilemas e dúvidas necessários para o desenvolvimento de uma educação científica. Dessa maneira, além da aprendizagem dos conteúdos curriculares, a associação dos temas relacionados no filme com o ensino de ciências poderá favorecer a construção de um pensamento mais crítico, habilitando-o a argumentar sobre os temas relacionados à tecnologia, às mudanças ambientais, à produção de alimentos, dentre outros, mostrados no filme e que afetam substancialmente o modo como vivemos na sociedade atual.
ResponderExcluirO texto é bem interessante, ele demonstra de uma forma simples como a utilização de filmes nas atividades pedagógicas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, alem de suscitar discussões pertinentes em sala de aula. O autor deixa claro como essa ferramenta deve estar de acordo com o conteúdo a ser trabalhado pelo professor com seus alunos. O educador deve estabelecer uma ponte entre a ferramenta utilizada e assuntos importantes para formação dos alunos enquanto cidadãos críticos, que possam ser capazes de observar e problematizar a realidade em que vivemos.
ResponderExcluirMarta Ramires
A utilização de filmes em sala de aula contribui positivamente para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. No entanto, para essa contribuição seja realmente positiva, é preciso que, primeiro: o conteúdo do filme esteja relacionado com o o conteúdo trabalhado pelo professor. Segundo: que a passagem do filme não seja apenas uma aula diferenciada e sim, que promova discussões e debates, de modo a formar os alunos de forma crítica a respeito do conteúdo. E por fim, que para a utilização dessa ferramenta (filmes) o professor tem de estar preparado e organizado.
ResponderExcluirAnitta