Um blog voltado para questões que envolvem a educação científica na formação de professores de Ciências e Biologia. Aqui você poderá se familiarizar com o trabalho feito pelo PIBID-BIO e encontrará produções que poderão lhe auxiliar na prática docente.
Pontos importantes do texto: - Os alunos apresentam grandes dificuldades na hora de solucionar problemas que são lhes apresentado no dia a dia, devido ao fato de que eles passam mais tempo solucionando problemas que não fazem parte da sua realidade, do que solucionando problemas com verdadeiros conteúdo cientifico. - Os alunos apresentam grande dificuldade na hora de utilizar na prática aquilo que foi aprendido na teoria. - Para uma boa educação científica é necessário levar em consideração não apenas o saber ensinar, mas também as características dos alunos a quem esse ensino vai dirigido e as demandas sociais e educacionais que esse ensino deve satisfazer.
Os pontos que mais se destacaram no texto foram: 1- O conceito de que a educação é atemporal, sendo que mesmo quando ocorrem mudanças tende a permanecer do mesmo modo. 2- O fato exposto pelo autor de que os alunos aprendem a fazer (procedimentos), porém não compreendem o propósito do que estão “aprendendo”, não conseguindo explicar nem aplicar no seu cotidiano. 3- Outro ponto interessante, é a parte onde é dito que segundo uma pesquisa realizada com professores de Química e Física, 90% consideram que a melhor forma de avaliar se sua disciplina é “boa” é através da reprovação dos alunos.
Os pontos mais importantes são: A dificuldade dos alunos aprender a ciência, mesmo o currículo não mudando muito, mais sim pelo fato da distância que ocorre cada vez mais entre a ciência e a realidade dos alunos. O fato da maioria das vezes os alunos praticarem tarefas repetitivas e mesmo assim não conseguirem dar uma explicação sobre a mesma. O fato da escola não estar sendo a principal fonte de conhecimento em muitos dominios, pois existem muitos meios informativos sobre os mesmos. Contudo os alunos precisam de mais informação e de capacidade para organizar e interpretar as mesmas para lhes dar sentido.
Pontos importantes: - A necessidade de não apenas ensinar/construir conceitos com os alunos, mas também discutí-los e trabalhá-los em diferentes situações, para que o conhecimento não seja apenas mais uma matéria a ser esquecida posteriormente e sim algo que os alunos levarão para sua vida e saibam aplicá-los e discutí-los em seu cotidiano. Assim, tomando atitudes e pensamentos mais racionais. - "O problema do retorno ao básico e métodos tradicionais é que não fomos a lugar algum do qual tenhamos que voltar" visto que, mesmo tendo-se um discurso de educação construtivista, a aplicação (conteúdos, atividades de aprendizagem, tipos de avaliação) ainda se dá de maneira tradicional (professor falando, demonstrando e aluno ouvindo e observando, e, mesmo que agindo, não há aplicação e discussão do método científico, e sim, cumprimento de roteiros e aquisição de resultados já esperados). - o texto coloca também a discussão sobre a escola não ser mais a única fonte de informação, sendo assim, "o que ela deve fazer é formar alunos para que possam ter acesso a ela e dar-lhe sentido, proporcionando capacidades de aprendizagem que permite uma assimilação crítica dá informação".
Alguns dos pontos interessantes para serem discutidos: - Os alunos apresentam dificuldade para resolver situações, por que eles não conseguem aplicar o que aprendeu em teoria na escola em situações do dia-a-dia, fazendo os alunos não entenderem o "motivo" de estudarem aquilo. - A forma de educação se tornou "imutável", mesmo com séries de estudos sobre teorias de aprendizagem, a maioria dos professores ainda tendem a seguir do mesmo modo de ensino. - A escola vem "perdendo" a fonte sobre conhecimento para outros meios atualmente, como a Internet. É preciso repensar formas de como conciliar essas duas fontes, sem que uma atrapalhe ou sobreponha a outra.
Pontos importantes: A dificuldade do aluno em aplicar os conceitos de ciência em seu cotidiano. Por isso é importante que o professor saiba discutir o problema de forma que o mesmo faça sentido para o aluno. A forma tradicional de dar aula faz com que o aluno se sinta desmotivado em aprender ciência. E também importante que o professor consiga ensinar ao aluno que a ciência não é apenas um processo repetitivo ou de reprodução, mas sim, construtivo, em que as dúvidas dos alunos ajudarão na construção do conhecimento científico.
O que me intrigou bastante no texto, foi o quadro abordado logo no inicio o qual mostra as dificuldades das ciências naturais no geral. De uma certa forma, como alguém que já teve vivência na escola e passou por essas dificuldades acabo entrando em um pensamento crítico em relação ao método de ensino em si que não muda, não se adapta as demandas da realidade apresentada. O autor entra no assunto da reprodução de procedimentos sem a compreensão do propósito e isso acontece na universidade ainda onde a reprodução de discurso sem reflexão é muito comum; não se trata só de reproduzir procedimentos “roboticamente” se trata de a reflexão estar se extinguindo. A escola não ser a única fonte de informação do aluno hoje em dia pode ser visto como um problema ou não, depende da forma como isso é tratado; em alguns casos deslegitima o papel do professor porém se o aluno entende que aquela informação na internet é superficial, e que para o conhecimento se tornar fixo e valido tem que haver um aprofundamento dessa informação, uma discussão maior.
Pontos mais relevantes no texto: - A grande dificuldade dos alunos em associar os conhecimentos científicos apresentados em sala de aula pelos professores, com verdadeiros problemas cotidianos. Muitas vezes, segundo o texto, causado pela forma em que esse conteúdo é apresentado aos alunos. - A busca pelo “retorno” aos métodos de ensino tradicional, quando nunca se superou o mesmo. Sendo um dos fatores que dificultam o ensino e aprendizagem o uso de métodos tradicionais, quando a sociedade que receberá esse conteúdo e as demandas dos alunos mudaram. - A necessidade de ajudar os alunos - através dos conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais - a identificar, diferenciar e valorizar o conhecimento cientifico em relação a outros tipos de conhecimentos sociais.
Pontos importantes a serem destacados são: - A maioria dos alunos não aprende a ciência que lhe é ensinada tendo problema na solução de problemas. Os conhecimentos precisam ser reconstruídos e não apenas acumulados e os alunos vêem a ciência como algo irrefutável onde eles não precisam procurar suas próprias respostas e sim acreditar fielmente no que é exposto pelo professor e pelo livro didático. - A uma estagnação no currículo de ciências enquanto que na sociedade houve inúmeras mudanças, é necessário uma reforma com novos métodos. -A escola deixou de ser uma fonte de conhecimento, já que diariamente alunos recebem informações por outros meios como a internet, conhecimentos geralmente superficiais, cabendo ao aluno com o apoio da escola e professores assimilar estas informações.
Pontos mais relevantes no texto: -Estudos apontam que muita das vezes ate mesmo os professores de ciências tem dificuldade de compreensão e nos livros didáticos que os alunos utilizam seja com definições erradas. -Muita das vezes o alunos não consegue adquirir as habilidades necessárias, necessárias seja para elaborar gráficos a partir de alguns dados ou para observar corretamente através de um microscópio, mas outras vezes o problema é que eles sabem fazer as coisas, mas não entendem o que estão fazendo e, portanto, não conseguem explicá-las nem aplicá-las em novas situações. -A imagem da ciência, que na verdade não corresponde ao que os cientistas realmente fazem, apesar de estar também muito presente nos meios de comunicação.
Pontos importantes do texto:
ResponderExcluir- Os alunos apresentam grandes dificuldades na hora de solucionar problemas que são lhes apresentado no dia a dia, devido ao fato de que eles passam mais tempo solucionando problemas que não fazem parte da sua realidade, do que solucionando problemas com verdadeiros conteúdo cientifico.
- Os alunos apresentam grande dificuldade na hora de utilizar na prática aquilo que foi aprendido na teoria.
- Para uma boa educação científica é necessário levar em consideração não apenas o saber ensinar, mas também as características dos alunos a quem esse ensino vai dirigido e as demandas sociais e educacionais que esse ensino deve satisfazer.
Os pontos que mais se destacaram no texto foram:
ResponderExcluir1- O conceito de que a educação é atemporal, sendo que mesmo quando ocorrem mudanças tende a permanecer do mesmo modo.
2- O fato exposto pelo autor de que os alunos aprendem a fazer (procedimentos), porém não compreendem o propósito do que estão “aprendendo”, não conseguindo explicar nem aplicar no seu cotidiano.
3- Outro ponto interessante, é a parte onde é dito que segundo uma pesquisa realizada com professores de Química e Física, 90% consideram que a melhor forma de avaliar se sua disciplina é “boa” é através da reprovação dos alunos.
Os pontos mais importantes são:
ResponderExcluirA dificuldade dos alunos aprender a ciência, mesmo o currículo não mudando muito, mais sim pelo fato da distância que ocorre cada vez mais entre a ciência e a realidade dos alunos.
O fato da maioria das vezes os alunos praticarem tarefas repetitivas e mesmo assim não conseguirem dar uma explicação sobre a mesma.
O fato da escola não estar sendo a principal fonte de conhecimento em muitos dominios, pois existem muitos meios informativos sobre os mesmos. Contudo os alunos precisam de mais informação e de capacidade para organizar e interpretar as mesmas para lhes dar sentido.
Talita Ribeiro.
Pontos importantes:
ResponderExcluir- A necessidade de não apenas ensinar/construir conceitos com os alunos, mas também discutí-los e trabalhá-los em diferentes situações, para que o conhecimento não seja apenas mais uma matéria a ser esquecida posteriormente e sim algo que os alunos levarão para sua vida e saibam aplicá-los e discutí-los em seu cotidiano. Assim, tomando atitudes e pensamentos mais racionais.
- "O problema do retorno ao básico e métodos tradicionais é que não fomos a lugar algum do qual tenhamos que voltar" visto que, mesmo tendo-se um discurso de educação construtivista, a aplicação (conteúdos, atividades de aprendizagem, tipos de avaliação) ainda se dá de maneira tradicional (professor falando, demonstrando e aluno ouvindo e observando, e, mesmo que agindo, não há aplicação e discussão do método científico, e sim, cumprimento de roteiros e aquisição de resultados já esperados).
- o texto coloca também a discussão sobre a escola não ser mais a única fonte de informação, sendo assim, "o que ela deve fazer é formar alunos para que possam ter acesso a ela e dar-lhe sentido, proporcionando capacidades de aprendizagem que permite uma assimilação crítica dá informação".
Alguns dos pontos interessantes para serem discutidos:
ResponderExcluir- Os alunos apresentam dificuldade para resolver situações, por que eles não conseguem aplicar o que aprendeu em teoria na escola em situações do dia-a-dia, fazendo os alunos não entenderem o "motivo" de estudarem aquilo.
- A forma de educação se tornou "imutável", mesmo com séries de estudos sobre teorias de aprendizagem, a maioria dos professores ainda tendem a seguir do mesmo modo de ensino.
- A escola vem "perdendo" a fonte sobre conhecimento para outros meios atualmente, como a Internet. É preciso repensar formas de como conciliar essas duas fontes, sem que uma atrapalhe ou sobreponha a outra.
Matheus Ferraz
Pontos importantes:
ResponderExcluirA dificuldade do aluno em aplicar os conceitos de ciência em seu cotidiano. Por isso é importante que o professor saiba discutir o problema de forma que o mesmo faça sentido para o aluno.
A forma tradicional de dar aula faz com que o aluno se sinta desmotivado em aprender ciência.
E também importante que o professor consiga ensinar ao aluno que a ciência não é apenas um processo repetitivo ou de reprodução, mas sim, construtivo, em que as dúvidas dos alunos ajudarão na construção do conhecimento científico.
O que me intrigou bastante no texto, foi o quadro abordado logo no inicio o qual mostra as dificuldades das ciências naturais no geral. De uma certa forma, como alguém que já teve vivência na escola e passou por essas dificuldades acabo entrando em um pensamento crítico em relação ao método de ensino em si que não muda, não se adapta as demandas da realidade apresentada. O autor entra no assunto da reprodução de procedimentos sem a compreensão do propósito e isso acontece na universidade ainda onde a reprodução de discurso sem reflexão é muito comum; não se trata só de reproduzir procedimentos “roboticamente” se trata de a reflexão estar se extinguindo. A escola não ser a única fonte de informação do aluno hoje em dia pode ser visto como um problema ou não, depende da forma como isso é tratado; em alguns casos deslegitima o papel do professor porém se o aluno entende que aquela informação na internet é superficial, e que para o conhecimento se tornar fixo e valido tem que haver um aprofundamento dessa informação, uma discussão maior.
ResponderExcluirStephani.
Pontos mais relevantes no texto:
ResponderExcluir- A grande dificuldade dos alunos em associar os conhecimentos científicos apresentados em sala de aula pelos professores, com verdadeiros problemas cotidianos. Muitas vezes, segundo o texto, causado pela forma em que esse conteúdo é apresentado aos alunos.
- A busca pelo “retorno” aos métodos de ensino tradicional, quando nunca se superou o mesmo. Sendo um dos fatores que dificultam o ensino e aprendizagem o uso de métodos tradicionais, quando a sociedade que receberá esse conteúdo e as demandas dos alunos mudaram.
- A necessidade de ajudar os alunos - através dos conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais - a identificar, diferenciar e valorizar o conhecimento cientifico em relação a outros tipos de conhecimentos sociais.
Dailson Moura.
Pontos importantes a serem destacados são:
ResponderExcluir- A maioria dos alunos não aprende a ciência que lhe é ensinada tendo problema na solução de problemas. Os conhecimentos precisam ser reconstruídos e não apenas acumulados e os alunos vêem a ciência como algo irrefutável onde eles não precisam procurar suas próprias respostas e sim acreditar fielmente no que é exposto pelo professor e pelo livro didático.
- A uma estagnação no currículo de ciências enquanto que na sociedade houve inúmeras mudanças, é necessário uma reforma com novos métodos.
-A escola deixou de ser uma fonte de conhecimento, já que diariamente alunos recebem informações por outros meios como a internet, conhecimentos geralmente superficiais, cabendo ao aluno com o apoio da escola e professores assimilar estas informações.
Pontos mais relevantes no texto:
ResponderExcluir-Estudos apontam que muita das vezes ate mesmo os professores de ciências tem dificuldade de compreensão e nos livros didáticos que os alunos utilizam seja com definições erradas.
-Muita das vezes o alunos não consegue adquirir as habilidades necessárias, necessárias seja para elaborar gráficos a partir de alguns dados ou para observar corretamente através de um microscópio, mas outras vezes o problema é que eles sabem fazer as coisas, mas não entendem o que estão fazendo e, portanto, não conseguem explicá-las nem aplicá-las em novas situações.
-A imagem da ciência, que na verdade não corresponde ao que os cientistas realmente fazem, apesar de estar também muito presente nos meios de comunicação.