sábado, 28 de janeiro de 2017

Clube de Leitura

Atividades Práticas e o Ensino-Aprendizagem de Ciências



16 comentários:

  1. O interessante desse texto é que contribui para uma problemática que nós futuros professores e também professores já efetivos em escolas encontram para elaborar uma aula prática. Aqui nesse texto ele aponta problemáticas e contribuições dos tipos de práticas que podem ser realizadas, também faz uma reflexão importante sobre o ensino de ciências aqui no Brasil, de como o ensino deixa a desejar em muitos aspectos e a necessidade de ser melhorado. Acredito que isso ocorre também, porque a educação do Brasil hoje, foi construída a anos atrás copiando modelos de outros países e que aqui no nosso pais a realidade não condiz. Ainda falando sobre prática, ele ressalta que os professores enfrentam dificuldades de elaborar uma aula, seja por falta de recursos, ele aponta que uma prática pode garantir mais motivação dos alunos como um "show da ciência". Ele aponta também várias definições de práticas, e diz que ela proporciona ao aluno uma interação com o meio, Barreto Filho diz que a leitura de textos e escrita também é um tipo de aula prática.

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  2. Pontos que acredito serem importantes discutir a partir da leitura deste texto:
    - Tratar a discussão dos resultados (de experimentos realizados na intervenção) com mais ênfase. Muitas vezes realizamos experimentos ou demonstrações nas intervenções e a discussão sobre como e porque chegou-se aqueles resultados, se torna menosprezada ou tratada com pouca importância.
    - Outro ponto seria abordar mais com os alunos nas intervenções que a ciência está o tempo todo se modificando e não é uma verdade absoluta; ou mesmo, através de práticas que não deram os resultados "esperados", discutir sobre o assunto.
    - Voltar a dar ênfase nas teorias que embasa tanto as práticas científicas (experimentos) como a pratica docente, visto que são elas que nos guiam e muitas vezes acabam sendo pouco estudadas

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  3. Entre as diversas problemáticas à respeito de aulas práticas no ensino de ciência, ressalto a importância da autora ter desmitificado a ideia, adotada por muitos professores, de que a prática ensina por si só. A verdade é que com ela deve haver intensa reflexão sobre os resultados e base teórica.
    Além disso, para que a prática favoreça a produção de conhecimento científico, seja ele conceitual ou procedimental, é preciso que a mesma seja elaborada como forma de resolução de problemas (sociais ou cognitivos) para que faça sentido e tenha significado ao aluno. Para que este, consiga interagir melhor com o objeto de estudo, colegas de classe e com o professor.
    Por fim, é importânte destacar que no Brasil, apesar dos professores terem consciência da importância das aulas práticas como meio de aproximação dos alunos e da ciência, muitos enfrentam a falta de apoio e de infraestrutura para executá-la.

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  4. Pontos que acredito serem importantes, no texto lido:
    - No texto aponta um importante mito sobre a questão de não realizar atividade praticas pela falta de um laboratório. Não ter laboratório é uma realidade em muitas escolas publicas, porém isso não dificulta ou impede que se realize uma boa e elaborada aula prática.
    - Outro ponto importante é que a indisciplina e falta de motivação dos alunos são vistas como consequência de um ensino maçante e essencialmente expositivo, da falta de
    preparo ou, até mesmo, da falta de motivação dos próprios professores.
    - O mito 2 é importante ser discutido, pelo fato de que nem toda aula prática garante a atenção do aluno, e também é possível se obter tal objetivo de outras formas, tudo depende da motivação do professor, pois uma aula bem elaborada, pode ter bons resultados.

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  5. Achei de grande importância a desmistificação que a autora faz sobre as atividades práticas, a quebra de paradigmas enraizados sobre atividades práticas nos faz repensar nas metodologias que temos utilizado. Um trabalho experimental sem a reflexão do professor da sua importância e fundamentação acaba por não fazer nenhum sentido para seus alunos, atividades práticas devem ter um objetivo a ser alcançado, a motivação não acontece somente pela atividade diferencial, e muitas vezes atividades práticas são desenvolvidas somente com essa intenção.

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  6. Os pontos que mais se destacaram no texto foram:
    1- Um dos pontos importantes no texto é o mito de que o melhor modo para se aprender ciência é “aprender fazendo”, de modo que só com o uso da experimentação o aluno aprende a “fazer” ciência. O que não ocorre obviamente, pois o aluno apenas reproduz conhecimento, onde já é previsto o resultado.
    2- Outro ponto interessante é o outro mito exposto, onde é tratado o pensamento de que a prática motiva os alunos, onde o aluno só se interessaria na aula se houver experimentos científicos.
    3- O último ponto se trata do pensamento de que é necessário a existência de um laboratório na escola, onde este poderá fornecer “informações claras e precisas sobre a natureza que não são encontrados em livros”. É como se fosse exposto que o problema do ensino de ciências fosse resolvido apenas com uso do laboratório.

    Dhyeferson

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  7. Os pontos mais importantes são:
    A dificuldade dos professores em dar aula pratica, pois na maioria das vezes os alunos não sentem motivação, mesmo com todas essas "interatividades" propostas, ou até mesmo a insegurança do professor.
    Somente a aula no laboratório não basta, é preciso ter uma base " teórica "
    A dificuldade que nosso pais enfrenta com a falta fe infra-estrutura na educação, o texto fala que o professor que consegue dar uma aula pratica é conheciso como herói, pois busca superar os obstáculos que impedem a melhoria na educação.

    Talita Ribeiro

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  8. Diante da leitura do texto destaco alguns pontos que acredito serem importantes para a nossa discussão, tendo em vista que seremos professores.
    - O papel do professor no decorrer das aulas práticas, a importância de mediar todas as atividades buscando extrair o conhecimento dos alunos e fazer os mesmos refletirem diante do que foi proposto, fazendo uma conexão da pratica com o conteúdo teórico.
    - A importância da desmitificação de que somente fazendo que os alunos aprendem, que só se produz conhecimento com práticas.
    - Outro ponto a ser refletido com a leitura é a forma de ensinar, para que os alunos não prestem atenção apenas em “shows”.
    - E por fim, é de grande valia que tenhamos em mente que para realizações de aulas práticas não é necessário grandes laboratórios e sim criatividade.
    Como futuros professores acredito que devemos estar preparados para as adversidades, devemos aprender a nos “viram” com o que temos, pois infelizmente, hoje em dia no Brasil não são todas as escolas que possuem as ferramentas que gostaríamos mas com certeza todos os alunos merecem um ensino de qualidade.

    Thyenne M.

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  9. Matheus Ferraz Escobar7 de fevereiro de 2017 às 18:58

    Alguns dos pontos interessantes para serem discutidos:
    - A falta de atividades práticas em laboratório não interfere/dificulta na qualidade de ensino. Essa ideia foi adotada por vários professores que pensam que apenas "se aprende fazendo", a falta de um laboratório ocorre em muitas escolas, e isso não interfere na execução de aulas práticas bem elaboradas feitas pelo professor.
    - Nem sempre a indisciplina e desinteresse pelas aulas vem do própio alunos, os motivos nem sempre são evidenciados, a falta de preparo da aula prática por exemplo, tende a deixar o ensino maçante e desinteressante. Os professores devem estar motivados para tal exercício e deve ter uma preparação para uma boa execução.
    - O terceiro ponto reforça a necessidade do uso de laboratórios, podendo se obter a atenção do aluno de outras formas e a dificuldade de conciliar o ensino teórico e prático.

    Matheus Ferraz.

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  10. Um dos destaques do texto é as aulas práticas aplicadas nas escolas. Essas nem sempre alcançam o objetivo esperado, não desenvolvendo o aluno intelectualmente devido a má aplicação da prática. Sendo ideal que o professor utilize de maneiras para problematizar a aula com intuito de desenvolver questionamentos no aluno e senso crítico, para que assim a prática seja um complemento decisivo da teoria no aprendizado do aluno. Outro ponto, é a "visão deformada sobre a ciência" , falada no texto. Tendo como teoria a ausência de reflexão epistemológica e de aceitação acrítica de um ensino de transmissão de conhecimentos já elaborados. Isso, como dito no texto , poderia ser melhorado se as atividades práticas na educação científica fosse repensada, como também o currículo de ciências deveria favorecer a construção de conhecimento científica. Além de desenvolver conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais para melhorar o ensino de ciências. O texto aponta ainda, a dificuldade de se lecionar na área de ciência, principalmente, quando se fala em aplicação de práticas mencionando a indisciplina e a falta de motivação de alguns alunos, resultado de um ensino maçante com professores desmotivados.
    Jaqueline Menezes

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  11. Pontos que considero mais relevantes sobre o texto:
    - A abordagem sobre como são vistas as aulas práticas, sendo aplicada como uma saída para a falta de interesse dos alunos em conteúdos científicos ou a falta dela como culpada de uma defasagem no ensino e aprendizagem dos alunos.
    - A necessidade de mudanças na visão das ciências, não só por parte dos alunos, mas pelo corpo docente e governantes também. Tendo que ser repensada as formas de atividade prática e ser feita uma reformulação do currículo de ciências.
    - Tendo em vistas nossas atividades como docentes em formação, o texto vem a acrescentar em nossas atividades como licenciados. A grande necessidade do uso de atividades práticas, mesmo sendo elas apenas demonstrativas, não se torna o mais importante para que se tenha uma boa didática de ensino, mas sim as discussões, questionamentos e a busca pela transformação do conhecimento.

    Dailson Moura.

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  12. Ao ler o texto, estas foram as observações e opiniões que me vieram a mente:
    - Dentre todas as concepções de aula prática, a mais eficaz claramente é a experimentação investigativa dado o fato que a mesma desenvolve habilidades cognitivas, tomada de decisão, pensamento crítico, teste e erro, argumentação, obtenção e interpretação de dados, elaboração de hipóteses e outras competências, porém, certamente seria a que demandaria mais tempo e fundos para sua execução, em termos hipotéticos otimistas, seriam necessários uma hora aula (50 minutos) para analise do tema (problematização) e levantamento de hipóteses, uma hora aula para a experimentação e uma outra hora aula para discussão de resultados. Como otimizar isso?
    - Como futuros professores, um "dever" que temos é evitar que o ensino que nos for responsável não caia na experimentação casual confusa de ordem e reprodução
    - Por mais que definições da experimentação científica sejam feitas para que se aprimore o aprendizado, atividades práticas sejam elaboradas e executadas baseadas em estudos, a prática em sala de aula e o próprio texto provam que a interação intelectual e emocional com o objeto de estudo são claramente as mais importantes e sua "origem" é particular nos alunos, sendo uns interessados e outros não, dizendo a grosso modo. Me soa produtivo aplicar pesquisas em como estimular esses tipos de interações dos alunos com o objeto.

    Fernando Ceccon

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  13. lendo o texto vejo que seria importante discutirmos, como vemos as atividades praticas, como um ponto decisivo para o aprendizado de jovens e crianças, esquecendo de nos questionar a associação positivas e negativas que podem ser criadas. a imaginação é algo vasto e não podemos estar apenas ligado ao que nos associamos bom e sim qual a realidade de cada aluno.

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  14. Pontos que considero mais relevantes sobre o texto:
    -A importância da atividade pratica no processo de ensino-aprendizagem das ciências naturais.
    -Muitas das vezes os professores de ciências valorizam as atividades práticas, mais raramente as utilizam por diversas razoes como por exemplo insegurança, falta de apoio e infraestrutura da escola.
    -O texto nos mostra a grande necessidade do uso de atividades práticas, mesmo sendo elas apenas demonstrativas, isto não o torna o mais importante para que se tenha uma boa didática de ensino, mas sim as discussões, questionamentos e a busca pela transformação do conhecimento.

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  15. Pontos que considerei relevantes sobre o texto:
    -A atividade prática,segundo a autora, é vista como sinal de inovação no ensino.
    -Alguns altores como Andrade e Massabni(2011), caracterizam a atividade a atividade prática como uma atividade que proporcione ao estudante a experiência direta com o material presente fisicamente(experiência física), "independentemente do material o aluno deve estabelecer contatos dos mais variados". Já Barreto filho (2001), inclui até atividades de leitura e de escrita como atividade prática, "desde que tenha o objetivo de obtenção de dados por parte dos alunos".
    - Há uma discussão em torno do que é uma aula prática ou como ela deveria ser.

    Eunatã Gonçalo

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