sábado, 12 de setembro de 2015

Planejamento - aula

FUNGOS

OBJETIVOS


1 - Identificar os indivíduos pertencentes ao reino Fungi;

2 – Classificar morfologicamente os principais tipos de fungos;

3 – Descrever o mecanismo de reprodução dos fungos

4 - Fazer um experimento explicando aos alunos sobre a importância econômica da fermentação dos fungos e que muitos deles são comestíveis e utilizados na alimentação humana.


MATERIAIS


- Materiais para a observação de fungos (pão mofado, frutas podres, cogumelos, etc.)
- Uma Garrafa PET (500ml)
- Três Colheres de Fermento Biológico
- Três colheres de chá de açúcar
- Balão
- Um copo de água morna



PROCEDIMENTOS


Vamos começar expondo fungos que trouxemos de casa como: pão mofado, frutas podres, cogumelos, potes de iogurtes. Iremos questionar os alunos sobre o que eles acham que significava aquele mofo do pão, e o que tem a ver com os outros materiais que trouxemos como o iogurte e os cogumelos. Perguntaremos se eles já ouviram falar em fungos e o que expostos. Falaremos o que são os fungos, porque eles estão dentro do reino Fungi, sua classificação, reprodução, tipos, importância ecológica, econômica, farmacológica.
Em seguida faremos o experimento onde colocaremos o fermento e o açúcar dentro da garrafa PET, e por ultimo adicionaremos a água morna. Depois de realizadas essas etapas, tamparemos a boca da garrafa com a bexiga. Após o término do experimento faremos uma discussão com os alunos.

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