sábado, 12 de setembro de 2015

Planejamento - Aula prática

TIPOS DE SOLO E SUA PERMEABILIDADE

OBJETIVOS

-  Explicar a importância do solo para a sobrevivência dos diferentes seres vivos;
-  Realizar um experimento científico e elaboramos hipóteses no decorrer do processo;
- Reconhecer os diferentes tipos de solo, relacionando-os ao desenvolvimento de determinadas culturas;
-  Observar o solo de diferentes locais da escola.


MATERIAIS

- Terra Preta, Areia e Argila
- Três garrafas PET (cortadas Formando funis);
- Três garrafas PET cortadas pela metade
- Três Copos de água

PROCEDIMENTO

Iniciaremos a intervenção explicando para os alunos sobre os diferentes tipos de solo existente na qual pediremos a participação deles perguntando os lugares onde possui cada tipo, em seguida falamos sobre a permeabilidade e sua importância. Começaremos então uma prática com os alunos. Pegaremos as garrafas PET, colocaremos cada tipo de solo nos funis, em seguida colocaremos esses funis nas garrafas cortadas ao meio, e então será posto água nos três solos demonstrando como a velocidade da água muda de acordo com a permeabilidade do solo e pediremos que os alunos comentassem o que acham sobre o que será observado e respondessem as seguintes perguntas:

a)Em qual funil a água passou mais depressa?

b) Em qual funil a água demorou mais a passar?

c) Qual tipo de solo você considera melhor para a agricultura?

d) Qual solo vai ter mais problemas com erosão?

E discutimos cada pergunta para finalizar e tiramos as dúvidas dos alunos.

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